Título: Governo se esforça para convencer UE
Autor: José Antonio Pedriali
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/12/2005, Economia & Negócios, p. B12

Uma missão de técnicos do governo inicia hoje uma turnê pela Rússia e Europa para tentar convencer as autoridades das medidas tomadas para combater e isolar a febre aftosa no Brasil. O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, avalia que o surto no País trará prejuízos de US$ 250 milhões nas exportações de carne do Brasil em 2005. "Vamos ser claros com os europeus e contar o que ocorreu", disse Rodrigues, que está em Hong Kong para reuniões da Organização Mundial do Comércio (OMC). O surto no Paraná foi confirmado só na semana passada - decorridos 47 dias entre as primeiras suspeitas e o teste final que confirmou a aftosa. "Isso não poderia ter ocorrido."

Os europeus avaliaram a situação do Brasil na semana passada e não ficaram nada satisfeitos com a forma pela qual o governo está tratando da situação. Depois dos primeiros caos confirmados no Mato Grosso do Sul, os europeus decretaram o embargo à carne brasileira e pediram medidas do governo.

Mas a demora para confirmar o caso no Paraná levantou as suspeitas da Europa de que o governo não estava conseguindo sequer controlar a situação. Rodrigues revelou ainda que está fazendo um convite aos veterinários da União Européia (UE) para que visitem o Brasil e verifiquem o que está sendo feito.

Na Europa, vários importadores começam a buscar novos fornecedores de carne depois do embargo imposto contra o Brasil de seis meses. Um deles, na Alemanha, já mudou de fornecedor e agora compra dos uruguaios. Até mesmo o hotel onde a seleção brasileira de futebol vai se hospedar em Weggis na Suíça para se preparar para a Copa do Mundo em 2006 já avisou: sua cozinha cinco estrelas não terá como servir carne brasileira aos jogadores.