Título: Paraná isola fazenda com aftosa
Autor: José Antonio Pedriali
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/12/2005, Economia & Negócios, p. B12

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) interditou a Fazenda Cachoeira e está colocando barreiras sanitárias num raio de 10 quilômetros da área, que, segundo o Ministério da Fazenda, tem um foco de febre aftosa. O isolamento da fazenda, localizada em São Sebastião da Amoreira, norte do Estado, foi ordenado na sexta-feira, após a Seab ser notificada oficialmente da confirmação da doença, anunciada dia 6. Veículos que trafegam entre Amoreira e Santo Antonio do Paraíso, entre os quais a fazenda está localizada, são vistoriados e pulverizados. O transporte de animais está proibido.

O governo estadual autorizou as medidas sanitárias mesmo contestando a presença do vírus e deverá, segundo o governador Roberto Requião (PMDB), recorrer à Justiça para reverter o laudo do Ministério da Fazenda.

O abate sanitário dos animais está descartado, por enquanto, de acordo com o vice-governador e secretário de Agricultura, Orlando Pessuti.

O dono da fazenda, André Mueller Carioba, informou que pedirá à Justiça autorização para vender 1,3 mil animais que já adquiriram peso ideal para abate. A fazenda, de 1,4 mil alqueires, é uma empresa agrícola. O gado é criado em regime de confinamento.

O coordenador do Núcleo Regional da Seab em Cornélio Procópio, o veterinário Roberto Moreira, disse que a colocação de barreiras e a interdição da propriedade foram decididas por precaução, já que os animais considerados infectados - 209 novilhas da raça nelore procedentes de Eldorado (MS) - não apresentam sintomas da doença, que são rachaduras nos cascos e excesso de salivação.

"Fizemos todos os exames e acompanhamos esses animais desde 17 de outubro, quando chegaram à propriedade, e tudo indica que estão sadios", comentou Moreira.

Exames de sangue feitos no início do mês pelo Laboratório Nacional Agropecuário de Porto Alegre detectaram alteração sorológica nas novilhas, o que levou o Ministério da Agricultura a anunciar que estão infectadas. O laudo definitivo, com base no exame Pro-bang, que permite o isolamento do vírus, somente será concluído em 6 de janeiro, estima o ministério.

EXPOVEL

A 26ª Exposição Agropecuária e Industrial de Cascavel (Expovel), a segunda maior feira agrícola do Estado, terminou domingo e deverá, segundo os organizadores, apresentar um faturamento cerca de 50% inferior ao do ano passado, que foi de R$ 18 milhões.

A Expovel, que sofreu um atraso de três semanas, foi esvaziada por causa do surgimento da febre aftosa. Os 3 mil animais expostos (esperava-se 5,5 mil) foram retirados ainda no domingo para se evitar o ocorrido em Toledo, no final de outubro, quando todos os animais que participaram da exposição ficaram quase um mês retidos por causa da febre aftosa.