Título: Programa é de treinamento e soluções só virão em 2008
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/12/2005, Nacional, p. A14

O ministro Nelson Machado diz que o PGA é, pura e simplesmente, um programa de capacitação de funcionários voltados para o atendimento. Admite que está clara a limitação do programa, lembrando que os sistemas do INSS condicionam a capacidade de trabalho. "O PGA não mexe com isso", admite. O PGA mexe, sim, com a parte visível do atendimento: treina os funcionários da linha de frente, "do balcão", como diz o jargão da previdência. E elimina fluxos irrelevantes no encaminhamento das demandas. Com a depuração, será possível obter um pouco mais de rapidez no andamento dos processos. Mas as demandas continuarão a ser processadas com os sistemas preexistentes - e estarão condicionadas a eles, lembra o ministro Machado.

Ele reconhece, com certa cautela, que as soluções mais resolutivas só virão aí por 2008 ou 2009, quando o Proprev estiver finalizado. Por isso ele diz ter acionado o PGA: "Eu não posso esperar até lá, tenho de fazer alguma coisa intermediária", diz ele. Machado reconhece que o PGA muda "algumas rotinas" viciadas dos funcionários de balcão, onde a resolutividade está muito baixa. A idéia, segundo o ministro, é otimizar os fluxos e aumentar o rendimento