Título: Brasil é líder na internet entre os emergentes
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/12/2004, Negócios, p. B17

O Brasil é o país em desenvolvimento com o maior número de endereços na internet. Um estudo publicado ontem pela ONU aponta que existiam 3,1 milhões de endereços com o final ".br" em 2003, um aumento de 41,3% em relação ao ano anterior. Com o desempenho, o Brasil passou a ocupar a 11.ª colocação entre os maiores responsáveis por websites. O estudo indica que, no mundo, os usuários da rede chegam a 676 milhões de pessoas, 11,8% da população do planeta. Pela primeira vez, os países em desenvolvimento, salvo a América Latina, estão apresentando um índice de crescimento da internet maior que as economias ricas. Segundo o documento da Conferência da ONU para o Desenvolvimento e o Comércio, a internet cresceu 7,8% em termos de número de usuários em 2003. A taxa é bem inferior aos anos do boom na rede, o que revela que a demanda nos países ricos está chegando a um nível de estabilidade. Entre 2001 e 2002, o aumento no número de usuários foi de 26%.

Por isso, o maior ritmo de crescimento da internet é mesmo nos países emergentes, que hoje já representam um terço dos usuários da nova tecnologia e que contribuem para 75% do crescimento atual da Internet. Mas a ONU alerta que apenas cinco deles - Brasil, China, Índia, Coréia e México - representam 61% dos usuários nos países em desenvolvimento.

A ONU também alerta que os números sobre a evolução da internet nos países em desenvolvimento não significam que as diferenças entre as economias ricas e pobres estejam diminuindo.