Título: Menem já sonha com novo mandato presidencial
Autor: Ariel Palacios
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/12/2004, Internacional, p. A14

O ex-presidente Carlos Menem (1989-99) ainda não pôs seus pés novamente em território argentino e já está planejando ativamente o retorno à arena política. No fim de semana, declarou que não será candidato nas eleições parlamentares de 2005. Mas deixou claro que sua mira está apontada para o ano 2007, quando, aos 77 anos, pretende disputar as eleições presidenciais que definirão o sucessor do atual presidente - e seu arquiinimigo - Néstor Kirchner. Menem foi eleito em 1989 e reeleito 1995, terminando seu período no poder em 1999. Nesse ano, fracassou ao tentar uma emenda constitucional que permitisse uma segunda reeleição.

A última chance que teve ocorreu em abril do ano passado, quando ficou em primeiro lugar no primeiro turno das eleições presidenciais, com 24% dos votos. No entanto, as pesquisas indicavam que no segundo turno sofreria uma histórica derrota para Kirchner, que havia obtido 22%. Diante da possibilidade de Kirchner vencê-lo com 70% dos votos, Menem desistiu de concorrer.

Menem prometeu que retornará à Argentina na quarta-feira, após um ano de auto-exílio no Chile. El Turco estava fugitivo da Justiça argentina, que ao longo dos últimos meses o convocou para prestar depoimento, em Buenos Aires, no processo sobre sua omissão das declarações de bens de uma conta bancária na Suíça, com US$ 650 mil. A Justiça estabeleceu uma fiança de US$ 1 milhão para seu retorno, que Menem diz ter arrecadado entre amigos.