Título: O compromisso das pequenas
Autor: Andrea Vialli
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/12/2004, Responsabilidade social, p. B14

Exigências de mercado levam empresas de pequeno e médio portes a adotar selo de boas práticas trabalhistas

Atuar de modo responsável não é exclusividade das grandes empresas, embora estas disponham de mais recursos financeiros para realizar investimentos nesse campo. Aos poucos, as pequenas e médias empresas acordam para o diferencial competitivo da gestão com foco na responsabilidade social. E passam a buscar ferramentas para legitimar suas práticas, como a certificação SA 8000 - que garante condições éticas de trabalho nas empresas. O Brasil já possui 56 certificações SA 8000, de acordo com a Social Accountability International, ONG com sede nos Estados Unidos que foi criada com o propósito de fornecer padrões internacionais de boas condições de trabalho. Das certificações, 30 foram concedidas para empresas de pequeno e médio portes, segundo as empresas certificadoras que trabalham com a norma no País - Bureau Veritas Quality International (BVQI), Det Norske Veritas (DNV) e a SGS Systems & Services. Esse número leva em consideração a classificação do Sebrae. As pequenas empresas são as que têm até 99 empregados, no caso da indústria; e até 49, no caso de comércio e serviços. As de médio porte têm até 499 trabalhadores na indústria e 99 no comércio e serviços.

O selo SA 8000 se tornou um termômetro da importância que as práticas internas empresariais têm em uma economia competitiva. A maior parte das pequenas e médias acabaram se certificando por sugestão da matriz, no caso de multinacionais, ou por exigências de clientes - geralmente grandes empresas, que querem estender suas práticas de responsabilidade social para a cadeia.

A Dr¿ger Indústria e Comércio é um exemplo. A empresa é subsidiária da alemã Dr¿ger e atua na importação, comércio e assistência técnica de equipamentos hospitalares e de proteção individual. Já havia obtido a certificação de qualidade ISO 9002 e , em agosto deste ano, conseguiu a SA 8000.

A matriz recomendara que a empresa cumprisse criteriosamente a legislação trabalhista. Mas a exigência de um grande cliente - no caso, a Petrobrás, para quem fornece equipamentos de proteção individual - motivou a empresa a adotar o selo, cujo processo de certificação levou apenas um mês. "Temos de estar afinados com as leis brasileiras, até pela natureza dos produtos que fabricamos, que exigem conformidade. Por isso, a obtenção da SA 8000 foi simples", diz Whayner Souto, coordenador de qualidade da Dr¿ger do Brasil.

A subsidiária, otimista com um crescimento de 40% nas vendas, contratou 15 novos funcionários neste ano, chegando a 80 trabalhadores. E crê que a SA 8000 será um diferencial para o futuro. "Vai excluir empresas do mercado", diz Souto.

A GS Plásticos também buscou a SA 8000 por exigência de clientes de grande porte, como McDonald's, Avon, Nestlé e Kraft Foods. Com duas unidades industriais - uma em Diadema (SP) e outra em Três Lagoas (MS) -, a empresa fabrica descartáveis, utilidades domésticas e brindes promocionais, como os brinquedinhos que vêm nos kits infantis do McDonald's. "Esse foi o principal motivo pelo qual buscamos a certificação: trabalhamos com produtos voltados a crianças, e queríamos mostrar ao mercado que não abrigávamos trabalho infantil ou forçado. A SA 8000 comprova essa postura", diz Noemy Uehara, coordenadora do sistema de gestão da GS Plásticos. A certificação veio em junho de 2003.

A obtenção do selo SA 8000 ainda é um requisito contratual de qualificação de fornecedores - mas caminha para se tornar uma barreira não tarifária. Entre contratar um fornecedor com boas práticas corporativas e outro sem, o primeiro levará vantagem, segundo Karina Tagata, gerente de desenvolvimento de negócios da certificadora SGS do Brasil.

"Um ambiente ético tem efeito cascata: vai além dos muros da organização e chega à sociedade", explica. "A empresa passa a ser mais respeitada, o que leva à sua permanência no mercado, pois os consumidores estão mais atentos."