Título: Abbas desiste de encerrar campanha em Jerusalém
Autor: Reuters, AP e AFP
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/01/2005, Internacional, p. A11

JERUSALÉM - Jerusalém Oriental, a parte da Cidade Santa reivindicada pelos palestinos como capital de seu futuro Estado, esteve ontem no centro da campanha para a histórica eleição de amanhã para a presidência da Autoridade Palestina. Após tentar entrar na Esplanada das Mesquitas - centro da antiga cidadela conhecida pelos judeus como Monte do Templo -, o candidato Mustafá Barguti foi detido brevemente pelas autoridades israelenses. Segundo o porta-voz da polícia israelense, Shmuel Ben-Ruby, Barguti violou o acordo feito com a Comissão Central Eleitoral palestina para que os candidatos presidenciais não fizessem campanha em zonas sensíveis como a esplanada, onde milhares de muçulmanos se concentram para rezar às sexta-feiras. Ao mesmo tempo, o candidato favorito, Mahmud Abbas (também conhecido como Abu Mazen) desistiu de encerrar sua campanha na cidade - aparentemente para evitar o constrangimento de entrar em Jerusalém Oriental sob escolta das forças de segurança de Israel. Abbas fez seu último discurso de campanha em Al-Ram, a localidade sob controle palestino mais próxima de Jerusalém.

O candidato desistiu de visitar Jerusalém apesar de ter autorização das autoridades israelenses para fazê-lo. O antecessor de Abbas na liderança do movimento Fatah, Yasser Arafat, morto em novembro, nunca foi autorizado por Israel a fazer discursos em Jerusalém Oriental - ocupada pelos israelenses em 1967 e declarada anexada por Israel em 1980.

"É verdade que não visitamos hoje (ontem) Al-Quds (nome pelo qual os palestinos designam Jerusalém Oriental), mas no futuro chegaremos a ela porque se trata da capital do Estado palestino", afirmou Abbas a centenas de palestinos que se reuniram para ouvir seu discurso. "Que milhões de homens livres caminhem na direção da cidade."

Dos 1,8 milhão de palestinos com direito a voto na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, e Faixa de Gaza, 1,2 milhão se inscreveram para as eleições de amanhã. Particularmente em Jerusalém, os palestinos estão mobilizando os eleitores para que compareçam em massa às urnas. "Votar em Jerusalém é importante e simbólico, pois queremos dizer ao mundo que somos palestinos, vivemos aqui e esta será, um dia, nossa capital", disse o eleitor Ahmad Fadel Tahbub, na porta de uma agência dos correios, onde se registrou. "Não daremos a Israel a chance de dizer que esta cidade lhe pertence."