Título: Indonésia acha mais 7 mil corpos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/01/2005, Intrenacional, p. A12

JACARTA - A Indonésia resgatou mais 7.118 corpos, principalmente das ruínas de uma comunidade costeira arrasada pelo tsunami e visitada ontem pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan, o que eleva o número confirmado de mortos no país a 101.318. Ao todo, há 153 mil mortos nos 13 países atingidos no Sudeste Asiático e África pelas ondas gigantes no dia 26. Em Banda Aceh, capital da província indonésia de Aceh, o porta-voz militar Yani Basuki disse que o número de mortos no país aumentou repentinamente depois que voluntários e equipes de resgate conseguiram chegar nos últimos dias à cidade de Meulaboh, na costa oeste da Ilha de Sumatra, que havia ficado isolada pelas ondas gigantes.

Sobrevoando de helicóptero a área costeira, Annan descreveu a devastação como a pior que já testemunhou. "Nunca vi uma destruição tão completa, quilômetro após quilômetro", disse Annan, abalado, aos jornalistas. "Você se pergunta onde estão as pessoas, o que aconteceu a elas", disse o secretário após o vôo que ele fez acompanhado do diretor do Banco Mundial, James Wolfensohn, sobre a região de Aceh, no norte de Sumatra.

Fotos de satélite mostram uma área de terra na região de Meulaboh e agora está sob a água, disse Michael Elmquist, responsável pelos trabalhos da ONU em Banda Aceh. Há cerca de 20 mil pessoas na área de Meulaboh que precisam desesperadamente de ajuda e nas partes ainda isoladas o número de mortos pode aumentar, advertiu a ONU.

O chanceler britânico, Jack Straw, que ontem visitou a Ilha de Phuket, na Tailândia, disse que há 49 britânicos mortos e 391 declarados desaparecidos, que possivelmente também morreram na catástrofe em vários países. Ele qualificou o esforço para identificar os mortos como uma das maiores operações do gênero da história.

Após o governo britânico pedir que seus cidadãos não sejam enterrados em valas comuns, o governo tailandês admitiu que entre 700 e 800 corpos de asiáticos e talvez de alguns ocidentais foram enterrados em uma vala comum na região de Phang Nga. Contudo, as autoridades tailandesas alegam que esse cemitério é provisório e foi criado por causa das precárias condições para manter os corpos não identificados.

Um dia após participar de uma reunião de emergência em Jacarta para discutir a ajuda aos países afetados, o secretário americano de Estado, Colin Powell, visitou o sul do Sri Lanka, onde o tsunami matou quase 31 mil pessoas e reduziu as cidades costeiras a destroços.

DÍVIDAS

O G-8 (grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia) anunciou ontem um congelamento das dívidas dos países afetados pelos tsunamis. O acordo sobre a moratória, que deve ser de pelo menos um ano, foi anunciado pelo chanceler britânico Gordon Brown, antes da reunião, no dia 12, do Clube de Paris, de países credores.