Título: Parceria com Estado já se estende à Educação
Autor: Silvia Amorim
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/01/2005, Metrópole, p. C1

Depois de transportes e saúde, a educação será a próxima área a passar por um processo de integração entre Estado e Prefeitura. Onze prédios do Estado foram apresentados ontem pela Secretaria Estadual de Educação para cessão à Secretaria Municipal. Nos locais, colégios com baixa demanda e delegacias de ensino, devem se instalar Escolas Municipais de Educação Infantil e creches. Segundo a coordenadora de ensino da Grande São Paulo, Arlete Scotto, que participa da comissão que discute a integração, outros projetos estaduais - como o Escola da Família, a capacitação e inclusão digital de professores - vão ser adotados no Município.

"Os técnicos das duas esferas sempre conversaram, mas, pela primeira vez, a discussão também inclui os secretários Gabriel Chalita e José Aristodemo Pinotti", disse Arlete. Na área de transportes, o secretário municipal Frederico Bussinger já definiu o fim do ano como data para a conclusão da integração tarifária entre os ônibus, metrô e trem. Na saúde, a cidade assinou um convênio, anteontem, para voltar a receber remédios da Fundação para o Remédio Popular (Furp) do governo estadual.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) usou uma figura do futebol para ilustrar a parceria. "A ação do Estado e da Prefeitura vai ser como Ronaldo e Ronaldinho: quicou na área, vai para o gol", disse. Serra se esforçou para afastar qualquer caráter político-partidário do trabalho em conjunto. "É uma parceria pelo bem de São Paulo."

Relator nacional da Organização das Nações Unidas (ONU) do direito à moradia, Nelson Saule Júnior, vê possibilidade de trabalho conjunto na habitação, especificamente nos cortiços. "Nos bairros centrais, há 600 mil pessoas vivendo em moradias precárias. O Estado dispõe de recursos e a Prefeitura pode atuar na regularização das áreas."

Na Guarda Civil Municipal, há a expectativa da intensificação da parceria com a PM no policiamento da região central.