Título: Meirelles desmente decisão sobre acordo
Autor: Adriana Fernandes
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/12/2004, Economia, p. B4

BRASÍLIA - O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, assegurou ontem que o governo não tomou ainda nenhuma decisão sobre a possibilidade de renovação do acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI). "Todas as especulações são prematuras", disse ele, ao comentar notícias que saíram na imprensa no fim de semana, de que o presidente Luis Inácio Lula da Silva já teria autorizado a equipe econômica a renovar o acordo em 2005. Questionado sobre a notícia de que ele mesmo teria recomendado a renovação do acordo, por prever que 2005 será um ano complicado, Meirelles respondeu: "Eu, hein?!". O presidente do BC também evitou comentar notícia publicada no Estado, de que dois diretores da autarquia, Alexandre Schwartsman (Assuntos Internacionais) e Afonso Beviláqua (Política Econômica), devem deixar seus cargos. "Não comentamos boatos", disse ele ao deixar o Ministério da Fazenda, onde teve uma reunião com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

Na rápida entrevista, Meirelles aproveitou para fazer uma avaliação sobre 2004, afirmando que foi um ano de muito sucesso para o Brasil e para a política econômica. Segundo ele, o País cresce a taxas "robustas", com superávit elevado na balança comercial e saldo positivo na conta de transações correntes do balanço de pagamentos das contas externas. "O País está se preparando para continuar crescendo na próxima década."

Nos últimos meses, Palocci e Meirelles têm insistido em declarar que o governo só tomará a decisão sobre renovar ou não o acordo em março, quando a direção do FMI analisará a última revisão do programa firmado com o Brasil. Desde que renovou o acordo em 2003, o governo brasileiro não sacou até agora nenhuma das parcelas do empréstimo a que tem direito com o cumprimento das metas fiscais ao longo do ano.