Título: Agências ganham com disputa no varejo
Autor: Carlos Franco
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/12/2004, Economia, p. B13

DESTAQUES: Este foi o ano do varejo para a proganda brasileira. As disputas entre Casas Bahia e Ponto Frio, ou do Grupo Pão de Açúcar contra o Carrefour, para ficar apenas no terreno dos líderes, trouxeram investimentos pesados para reforçar vendas e marcas. As Casas Bahia, que esperam fechar 2004 com faturamento de R$ 7 bilhões, encerram o ano na liderança absoluta do mercado anunciante - puxando assim a sua agência, a Y&R -, enquanto o Grupo Pão de Açúcar também reforça sua presença nos meios de comunicação. Os dados da pesquisa Ibope/Monitor mostram que, de janeiro a outubro, o varejo respondeu por 29,65% da receita dos meios de comunicação, com R$ 6,9 bilhões contratados em publicidade. Esses números não levam em conta as políticas de desconto, que podem chegar a 40%. De qualquer forma, a distância em relação ao setor de serviços ao consumidor é muito grande, com este representando 8,4% da receita, seguido de cultura, lazer, esporte e turismo (7,87%) e de mercado financeiro e seguros (6,78%). O setor de telecomunicações, no qual os destaques são os serviços de ligações à distância (DDD e DDI) e os aparelhos celulares, vem na 7.ª posição do ranking setorial do investimento publicitário, com R$ 1,1 bilhão - 4,8% do bolo. O mercado imobiliário aparece em seguida, com R$ 962,4 milhões e, depois, higiene pessoal e beleza, que contabilizou investimentos de R$ 910,6 milhões. O setor automobilístico, com a disputa pela liderança entre Volkswagen, Fiat e GM, com vantagem da última neste ano, provocou um investimento de R$ 710,7 milhões, bem acima do mesmo período de 2003. O setor de tabaco, devido às restrições à publicidade, investiu modestos R$ 6,3 milhões de janeiro a outubro, contribuindo com 0,03% do total investido em propaganda.