Título: 'Palmas para o povo brasileiro', diz Lula na TV
Autor: Lígia Formenti
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/01/2005, Nacional, p. A5

BRASÍLIA - Num pronunciamento otimista feito ontem à noite em cadeia de rádio e TV, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que 2005 será um ano de investimentos na infra-estrutura, do aumento do emprego e da recuperação de renda dos brasileiros, além de um ano de grandes avanços na área social. "Este é o grande ano para o País provar que é possível, mantendo a economia equilibrada e as contas públicas em ordem, garantir um crescimento econômico forte, com geração de empregos e distribuição de empregos", afirmou. No discurso, Lula fez novamente uma referência à sua eleição, dizendo que nada disso seria possível se o povo não tivesse, em 2002, tido a coragem de apostar na mudança. "Vocês todos que me escutam são os verdadeiros responsáveis por tudo de bom que está acontecendo neste País", completou Lula. "Palmas para o povo brasileiro."

Com pouco mais de 9 minutos e gravado semana passada, o pronunciamento faz um balanço dos anos de 2002, 2003 e 2004. Para cada um deles, foi dada uma definição: 2002, o ano da mudança do Brasil e da coragem; 2003, o ano da paciência, o ano de arrumar a casa e dos sacrifícios, e 2004, o ano da arrancada. Para Lula, 2005 já começa com duas boas notícias: o aumento do salário mínimo para R$ 300, que passa a valer a partir de maio, e a aprovação das PPPs, que deverá ampliar os recursos para investimento na área de infra-estrutura. "O Brasil vai também aumentar bastante seus investimentos em educação, saúde e habitação e melhorar ainda mais seus programas sociais."

Na comparação com o passado recente, Lula citou o fato de que, em 2002, empresários não conseguiam crédito no exterior "tamanha a desconfiança que o mundo tinha sobre o nosso País", disse. Lula justificou as medidas de 2003, afirmando não haver alternativas. "As coisas no Brasil vinham de um jeito que ou se arrumava a economia de uma vez, reduzindo os gastos do País drasticamente, ou não conseguiríamos, adiante, fazer as mudanças e a reforma que pretendíamos durante os anos seguintes."

No fim do discurso, Lula disse desejar que a população tenha descansado bastante durante as festas. "Porque 2005 será um ano de muito trabalho."