Título: Ano começa com foco na inflação
Autor: Tom Morooka
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/01/2005, Economia, p. B4

A expectativa é que, passado o período de festas de fim de ano, o mercado financeiro dê largada ao novo ano com maior movimentação de negócios - embora boa parte dos investidores esteja de férias - e com a tendência mantida, de alta da bolsa e queda do dólar. A atenção dos diversos mercados, nesta virada do ano, estará voltada aos mesmos temas que estiveram no foco recente dos investidores: indicadores de inflação e de atividade econômica, dois dos principais dados cuja evolução influencia as decisões de política monetária do Banco Central.

Para o vice-presidente executivo de Tesouraria do Banco WestLB do Brasil, Flávio Farah, os investidores estarão acompanhando com redobrada atenção os vários fatores que afetam a inflação. Ele lembra que o interesse aumentou porque houve melhora de vários desses fatores depois que o BC divulgou o último Relatório de Inflação em que o modelo adotado pela autoridade monetária revisou a estimativa de inflação de 2005 pelo IPCA para 5,30%, ligeiramente acima da meta de 5,1% definida para o ano.

"Um fator importante é o câmbio, que, se estabilizar em nível abaixo de R$ 2,70 (cotação da véspera da divulgação do Relatório), terá impacto no modelo do BC", comenta. Outro fator é a estimativa de inflação do mercado estampada pela pesquisa Focus.

De acordo com Farah, se essa projeção pela pesquisa Focus se estabilizar ou cair abaixo de 5,70% (a média das previsões do mercado antes da última reunião do Copom estava em 5,80%), tende a crescer a corrente do mercado financeiro que aposta em um aumento de 0,25 ponto porcentual na taxa básica de juros em janeiro. A primeira reunião deste ano do Comitê de Política Monetária (Copom), do BC, para definir o rumo do juro está marcada para os dias 18 e 19. "No momento, 90% do mercado aposta em elevação de 0,50 ponto."

Atento às projeções, o mercado estará de olho também na inflação corrente. Dois indicadores serão divulgados nesta primeira semana do ano, ambos na quarta-feira: a inflação de dezembro pelo IGP-DI e a inflação, também de dezembro, pelo IPC da Fipe. "Os investidores estarão monitorando principalmente o núcleo dos índices." Outro indicador importante, aponta Farah, a ser divulgado na quinta, é o referente à produção e venda de automóveis em dezembro, pela Anfavea.

Entre os eventos no cenário internacional com possível influência nas expectativas do mercado, o executivo do WestLB destaca a divulgação, amanhã, da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), que elevou 0,25 ponto porcentual, de 2% para 2,25% ao ano, a taxa de juros de curto prazo americana. Merecem atenção ainda os números sobre o desemprego nos EUA, que serão anunciados na sexta, um dos indicadores mais importantes para o Fed na decisão sobre os juros.

No quadro interno, na quarta o BC deve comunicar ao mercado de dólar se fará ou não a substituição dos contratos de swap cambial da dívida de US$ 1,2 bilhão que vence no dia 12. O mercado prevê o resgate total da dívida.