Título: Sucessor de petista se queixa com presidente
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/01/2005, Nacional, p. A6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouviu ontem todo tipo de histórias de prefeitos que o procuraram no Planalto. Após deixar o gabinete do presidente, o novo prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), chegou a acusar o ex-ocupante do cargo, o petista Edmilson Rodrigues, de saquear computadores e obras de arte da prefeitura. "Houve um verdadeiro vandalismo em Belém", reclamou Duciomar Costa, na entrevista. "Eu disse ao presidente Lula que encontramos a prefeitura sem um papel, mas não vou ficar agora reclamando da herança maldita", completou.

O prefeito avaliou que a situação em Belém, onde travou duelo com o PT local, é um "caso isolado" e não vai afetar a relação da prefeitura com o governo federal.

CONVÊNIO

Quem também esteve com o presidente foi o novo prefeito da cidade fluminense de Nova Iguaçu. Lindberg Farias (PT) pediu apoio de Lula para convencer o governo do Estado do Rio de Janeiro a manter um convênio na ordem de R$ 105 milhões para a conclusão de obras no município.

Lindberg disse que o convênio foi suspenso no dia 30 de dezembro com a conveniência do então prefeito Mário Marques (PMDB), aliado da governadora Rosinha Garotinho. Com o rompimento do convênio, o município deixou de receber cerca de R$ 37 milhões, segundo o novo prefeito.

"Existe uma guerra no Rio", reclamou Lindberg. "O presidente precisa intervir, pois 19 bairros dependem da conclusão de uma série de obras públicas."