Título: ONG pede entrega de arquivos da ditadura
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/01/2005, Nacional, p. A7

Um grupo de militantes da Organização Não-Governamental (ONG) Tortura Nunca Mais se reuniu ontem com o comandante da Base Aérea de Salvador, Narcélio Ribeiro, para pedir a entrega imediata de documentos secretos da época da ditadura ao governo federal. O coordenador da ONG, José Carvalho, destacou a importância do apoio das Forças Armadas para esclarecer a questão da queima de arquivos na base. Os papéis encontrados em área isolada da Base Aérea de Salvador eram do Serviço Nacional de Inteligência (SNI). Os documentos definiam estratégia de atuação da Aeronáutica, da Marinha e do Exército e do Departamento de Ordem Política e Social (Dops).

O comandante Ribeiro disse que os documentos referentes ao período da ditadura vêm sendo recolhidos e serão levados à Casa Civil da Presidência da República, conforme ficou acertado. Segundo ele, o material guardado na Base Aérea é confidencial e não pode ser liberado para consulta sem que o governo federal autorize.

Os visitantes recolheram alguns fragmentos de material no mesmo local onde foram encontrados documentos com o carimbo da Base Aérea de Salvador. Eles querem verificar se o material corresponde a dossiês que permitam identificar militantes de esquerda que teriam sido mortos no período.

Carvalho quer saber por que os documentos eram guardados na Base Aérea e de que forma ajudaram na localização, prisão e tortura de militantes da esquerda nos anos 70. A visita da ONG foi realizada no dia em que se completaram 30 anos do fim da Guerrilha do Araguaia, como ficou conhecida a tentativa de levante do PC do B no que é hoje o Tocantins.