Título: Defesa deve pedir liberdade condicional
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/01/2005, Internacional, p. A13

Após a Suprema Corte ratificar a ordem de prisão ordenada pelo juiz Juan Guzmán, o ex-ditador chileno Augusto Pinochet aguarda em sua propriedade de Los Boldos a notificação judicial que dá curso a sua detenção. O processo e a detenção de Pinochet haviam sido paralisados com um recurso apresentado por sua defesa, que questionava a legalidade do indiciamento. O juiz Guzmán está processando Pinochet por sua responsabilidade em um assassinato e nove seqüestros cometidos durante a Operação Condor, um plano secreto coordenado nos anos 70 entre as ditaduras do Cone Sul para o extermínio de dissidentes. FICHAMENTO: Deverá ser realizado o fichamento de Pinochet, com fotografias tiradas de seu rosto e a tomada de impressões digitais - um trâmite que deve ser cumprido por todos os processados no Chile.

APELAÇÕES: Os advogados de Pinochet anunciaram que acatarão a ordem de prisão. Mas eles podem pedir sua liberdade condicional e tentar anular a ordem de Guzmán com uma sucessão de apelações ou pedindo que Pinochet seja poupado por causa de sua demência vascular, produto de sucessivos micro-derrames cerebrais. Dois neurologistas disseram perante a Suprema Corte que o ex-ditador não tem condições de saúde para enfrentar um processo. Pinochet, de 89 anos, enfrenta outras duas investigações judiciais.

ACUSAÇÃO: Os advogados de acusação, por sua vez, esperam para saber os passos que a defesa de Pinochet tomará, apesar de estarem confiantes de que finalmente o ex-ditador será julgado. Guzmán diz que apesar da velhice e da demência, o ex-ditador distingüe perfeitamente entre o bem e o mal.