Título: EcoLeo se especializa em madeira certificada
Autor: Andrea Vialli
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/01/2005, Negócios, p. B14

A ampla loja de 800 m2 localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo, parece mais uma revenda comum de madeiras. Mas não é. A EcoLeo é a primeira revenda de madeiras certificadas com o selo FSC da América Latina e demandou investimentos de R$ 1 milhão. A EcoLeo é um braço da Leo Madeiras, empresa paulistana com mais de 60 anos de atuação na revenda de produtos de madeira e construção civil, com 30 lojas em todo o País. A "divisão ecológica" está há dois anos em funcionamento, e comercializa serrados e compensados de madeiras nativas brasileiras, como cedro rosa, freijó, muiracatiara, timborana, curupixa, teca, entre outras, além de produtos de eucalipto e pinus.

O público-alvo são marceneiros, designers, arquitetos, construtores, fabricantes de móveis e de brindes corporativos, que buscam um produto que não foi extraído de forma ilegal ou inconseqüente. Como a EcoLeo tem o certificado FSC para a cadeia de custódia, os compradores da madeira podem usar o selo verde também em seus produtos.

De acordo com a gerente Karla Aharonian, em 2004 o número de consultas e visitas à loja triplicou em relação ao ano anterior. "E as vendas duplicaram", afirma, sem falar em valores. A participação na feira Brasil Certificado, realizada em abril, e a premiação no "Planeta Casa" da revista Casa Cláudia ajudaram na divulgação do conceito da loja, que atende o País inteiro.

O negócio tem suas particularidades. Determinadas encomendas de madeira vêm de comunidades extrativistas da Amazônia e podem demorar até cinco meses para chegar, pois dependem da espécie estar em seu tempo certo para corte, na região. "As comunidades não trabalham só com a madeira, mas também com castanha, óleo e borracha. Por isso, temos que respeitar o tempo e as características do fornecedor", explica Karla. .