Título: Internautas pedem férias no Alvorada
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/01/2005, Nacional, p. A6

A internet recebeu uma onda de protestos contra as mordomias exibidas em fotologs de amigos do filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitando as benesses do poder. Duas comunidades no Orkut surgiram para criticar a viagem dos jovens amigos dos filhos de Lula. A mais popular tem o nome de "Férias no Alvorada - EU QUERO!" e vem com a seguinte descrição: "Essa comunidade é dedicada a todas as pessoas que querem andar de lancha, comer um churrascão, andar no avião da Força Aérea Brasileira e ainda não gastar nada, porque o governo pagou! Porque o povo pagou!!! Entre e seja mais um marajá!!!! Porque no Brasil, já existem milhares!!!".

O número de integrantes não pára de crescer - no início da tarde os membros eram 25; à noite, já passavam de 80. E o autor, Alex Tinôco, um estudante de engenharia ambiental em Belo Horizonte, foi ovacionado pela iniciativa. "Eu fiz a comunidade para mostrar o que estavam fazendo: se divertindo na piscina e comendo do bom e do melhor às custas do governo. Fica aí um espaço para denúncia. Mas nem eu esperava tanta repercussão", conta.

A outra comunidade, mais modesta, tem o nome de "Férias no Alvorada (Palhaçada)" e, até o início da noite, tinha pouco mais que 10 integrantes.

PRIVACIDADE

Os familiares de Lula também mantém perfis no Orkut. Luis Claudio, o filho de 19 anos que viajou com os colegas, por exemplo, se descreve como um apaixonado pela namorada e conta que, como o pai, também é torcedor do Corinthians.

Desde a divulgação das fotos na internet, Lula (como é chamado pelos amigos) tem recebido mensagens de desaprovação como: "Viva o Brasil e parabéns pelo seu pai não ter feito estritamente nada, continuando com o modelo econômico da gestão anterior. Tenho certeza que seu maior mérito e esse. Parabéns, continuem com as festas no Alvorada, enquanto estiverem se preocupando com as festas, não vão fazer besteiras na política. As festas custam menos que as besteiras."

Os amigos do Lula filho também foram alvo de protestos. Não faltaram xingamentos para os colegas de São Bernardo que visitaram Brasília.

Outros internautas, porém manifestaram apoio a Luis Claudio. "Estão dizendo que você é filho de Lula. Então parabéns por ter esse pai que está mudando esse País. Não quebrando o sistema. Mas o reformando. Porque isso, infelizmente é o possível . Viva a esquerda, viva o PT, viva o Lula, e acima de tudo, viva o Brasil", dizia uma das mensagens.