Título: Divulgação de mordomias deixa Planalto constrangido
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/01/2005, Nacional, p. A6

A divulgação na internet de novas fotos da família do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vários amigos de seus filhos desfrutando das benesses do poder nos Palácios do Planalto e da Alvorada, durante cerca de 15 dias, provocou mais constrangimento dentro do governo. Os 14 jovens convidados da família presidencial que curtiram as férias do mês de julho passado em Brasília tiveram direito a pacote completo de mordomia: foram levados pelo Boeing presidencial, hospedaram-se no Palácio da Alvorada, onde tinham direito a café, almoço e jantar, além de tour pela cidade e pelo interior do Planalto, onde chegaram a participar de solenidade na qual estavam presentes atletas que iam para as Olimpíadas.

A única foto que ainda podia ser vista em um dos blogs, ontem, na Internet, era justamente de uma das convidadas do filho do presidente Lula, Monique Martan, no Planalto, ao lado de dois atletas que estavam indo para as Olimpíadas. Os demais fotoblogs foram tirados do ar. A legenda desta última dizia: "Na foto eu com dois atletas q vão para as Olimpíadas! Mtoo gente boa eles... participam dos saltos ornamentais!" (sic!).

Há alguns meses o governo sofreu constrangimento parecido quando várias fotos da intimidade da família presidencial foram colocadas na internet por um dos filhos e o enteado de Lula: Luís Cláudio e Marcos. Ali podiam ser vistas fotos de outro filho do presidente, Fábio, com a mulher, em um vôo no Boeing da FAB, além da própria primeira-dama, Marisa, que aparece no blog de Marcos sem maquiagem, comendo com o prato na mão, em pé na cozinha. Na mesma ocasião, Marcos mostrou os pais bebendo na varanda do apartamento em São Bernardo do Campo. Da mesma maneira que agora, assim que as fotos foram divulgadas, todas as páginas foram tiradas do ar da internet para que as pessoas não tivessem mais acesso ao material.

INCÔMODO

Mais uma vez, o Palácio do Planalto não quis comentar a divulgação das fotos. Mas o assunto causou enorme incômodo entre os assessores presidenciais porque expõe a família, o que todos detestam. Alguns condenaram a ingenuidade dos garotos e outros consideraram que houve má-fé, com intenção de atingir a imagem da família presidencial e o governo.

O porta-voz do Planalto, André Singer limitou-se a dizer que o presidente Lula não comentou o assunto.

ÉTICA

A presidente da Comissão da Ética Pública, professora Maria Victória Benevides, também evitou falar sobre a publicação, sob a alegação de que "o presidente e sua família não são regidos" pelo código de ética, que se destina a balizar a conduta de ministros e altos funcionários da administração pública. Indagada como seria julgado um ministro que adotasse este tipo de atitude - convidar pessoas para passar um período em sua casa funcional, usando avião do governo e passeando em lancha da Marinha -, Maria Victória, ressaltando que ficaria em uma posição delicada se fizesse qualquer comentário, resumiu: "Eu diria que a comissão poderia analisar o caso que envolve problemas éticos." Em seguida, a professora ressalvou que não se pode fazer nenhum tipo de comparação entre a atitude do presidente e a dos ministros. "O presidente pode uma porção de coisas e tem características muito próprias", comentou.

Maria Victória - que deixa a comissão de ética no fim do mês - ressaltou que quando sair do órgão vai se sentir mais livre para emitir qualquer tipo de opinião. Ela insistiu que não há uma legislação específica para tratar de atos do presidente e de sua família.

COMENTÁRIOS

Em dois dos blogs em que estavam as fotos, ontem restavam apenas comentários de conhecidos e desconhecidos dos jovens, muitos deles indignados com o uso de meios públicos para a distração de adolescentes. Um deles, que assina "Um outro brasileiro", faz o seguinte comentário no fotolog de Gringo, um dos convidados para a farra em Brasília: "Cê não tem vergonha na cara de ter aceito uma viagem destas? Enquanto o presidente faz o seu marketing de fome zero, paga para meia dúzia de desocupados um passeio em Brasília, com avião, lancha e o escambau. Você deveria se envergonhar. Mas tá mamando como os políticos. Enfim, o bom é levar vantagem." (sic!)