Título: Em 2004, doações aumentaram 30%
Autor: Marici Capitelli
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/01/2005, Vida &, p. A14

Na lista de espera por um rim, há 10 mil pacientes; apenas 70 aguardam um coração

CAMPINAS - O Estado de São Paulo registrou um aumento de 30% no número de doadores em 2004, de acordo com a Central de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde. Foram 432 doadores. Atualmente, são cerca de 12 doadores para cada 1 milhão de habitantes. A meta é chegar a 15 por 1 milhão, um número próximo ao de países europeus.

Mas a lista dos que esperam um rim é grande. São mais de 10 mil pacientes. A fila para esse órgão é maior porque, com a diálise, é possível manter o doente vivo apesar da insuficiência renal. Cerca de 90% dos transplantados voltam a ter uma vida normal. A lista de espera de outros órgãos, como fígado e coração, é menor. Isso ocorre porque os pacientes não conseguem esperar muito. A fila do coração tem 70 nomes.

A idade média dos doadores é de 33 anos. "São jovens que morreram subitamente. A família viu a pessoa sair de casa saudável e, de repente, tem de optar pela doação", diz Luiz Augusto Pereira, coordenador da Central de Transplantes. "A doação de órgão é sempre um processo complexo."