Título: Moderado Abbas tem boas relações com Israel
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/01/2005, Internacional, p. A16

O candidato da Fatah à presidência da AP nas eleições de hoje, Mahmud Abbas (Abu Mazen), tem boas relações com Israel. Abbas apresentou sua renúncia como primeiro-ministro em 6 de setembro de 2003 depois de quatro meses no cargo porque tinha divergências com Yasser Arafat e não conseguiu concessões de Israel. O candidato foi um dos maiores defensores dos acordos de Oslo e acompanhou Arafat à Casa Branca para assinar a Declaração de Princípios em 1993 por parte da Organização de Liberatação da Palestina (OLP). Como principal artífice desse tratado e por seus contatos com a esquerda israelense, o candidato ganhou a reputação de moderado na OLP, organismo que preside desde a morte de Arafat.

Abbas é respeitado pelos líderes da OLP e da AP por ser um dos mais antigos ativistas do movimento nacionalista palestino, tendo fundado em 1965 a Fatah, principal partido da OLP. No entanto, entre as facções da oposição, como o Hamas, e os palestinos, Abbas não tem a credibilidade de Arafat justamente porque é visto como muito próximo de Israel.

Considerado um pragmático, foi um dos principais defensores do diálogo com a esquerda israelense e outros movimentos pacifistas na década de 70. O candidato criticou os atentados palestinos e a resistência armada, e exigiu o fim das operações militares contra Israel fora e dentro dos territórios palestinos.