Título: Na capital, baixa o estoque de O negativo, usado em emergências
Autor: Chico Siqueira
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/01/2005, Vida &, p. A8

De acordo com a Fundação Pró-Sangue, a queda de doações em São Paulo diminuiu o estoque do tipo de sangue O negativo, usado em casos de emergência. No fim de dezembro o número de doações havia caído cerca de 30%. Atualmente, o estoque de O negativo, tipo de apenas 5% da população, garante o abastecimento para um dia. O ideal é ter estoque para três dias. A fundação coleta 15 mil bolsas de sangue por mês. Estima-se, no entanto, que no dia 20 sejam apenas 10 mil bolsas. Para que as doações não diminuam mais, a fundação tem ações como o envio de mala-direta a potenciais doadores e anúncios.

O médico-chefe da Divisão de Medicina Transfusional da Pró-Sangue, Alfredo Mendrone Júnior, incentiva os doadores: "O começo de ano é marcado de promessas, espero que a doação se torne um hábito das pessoas."

A fundação é responsável pelo abastecimento de 300 hospitais da região metropolitana. Outras informações sobre agendamento, procedimentos de doações e endereços dos postos pelo tel. 0800-55-0300 ou no site www.prosangue.sp.gov.br.