Título: Núcleo de Barretos, que atende a sete hospitais da região, supera fase crítica
Autor: Chico Siqueira
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/01/2005, Vida &, p. A8

O Hemonúcleo de Barretos, que pertence ao Hemocentro de Ribeirão Preto e é ligado à Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital do Câncer, apresenta estoque estável, mas a campanha de doações continua, pois houve uma fase crítica no mês passado. "Não está faltando sangue, mas não está tranqüilo, pois o estoque está abaixo do limite inferior", afirma a coordenadora médica do Hemocentro de Ribeirão, Eugênia Ubiali. Geralmente, na sede do hemocentro são coletadas 2 mil doações mensais, além de 1,2 mil no posto do centro da cidade e 800 nos postos de Serrana, Batatais, Olímpia e Bebedouro. Os postos de coleta de Araçatuba e Fernandópolis coletam 1,2 mil/mês cada um, enquanto Franca e Presidente Prudente recebem outras mil doações por mês cada um. Todos os estoques estão baixos, disse Eugênia. Em Barretos, a meta é evitar que a situação crítica de dezembro se repita. "Faltaram todos os tipos de sangue", informa a coordenadora do Programa de Captação de Doadores, Naima Khatib. Segundo ela, o hemonúcleo atende a sete hospitais da região (três de Barretos e quatro de cidades vizinhas). "Não podemos parar." Ela diz que o ideal seria ter 2 mil doações mensais, mas, em dezembro, foram 1.200.

CAMPINAS

O Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) conseguiu reduzir a queda na coleta de sangue no fim de ano com uma campanha para estimular a doação e um plantão especial nas manhãs dos domingos após o Natal e o ano-novo. A divulgação da campanha e do plantão foi feita pela imprensal.

Segundo sua Assessoria de Imprensa, no fim de 2004 a queda de doações no hemocentro foi de 41%. Em 2003, atingiu 65%. A direção do Serviço de Coleta avaliou a estratégia do ano passado como positiva e informou que o estoque está sob controle, já que em janeiro há redução de cirurgias eletivas por causa das férias.

A Unicamp atende ao banco de sangue das redes públicas de saúde de Campinas, Indaiatuba, Paulínia, Cosmópolis e outros 56 municípios, até do Vale do Paraíba. Se há disponibilidade, atende a outras regiões do Estado e hospitais particulares. O hemocentro coleta, em média, 4.200 bolsas de sangue por mês.