Título: 'Vim votar porque quero um futuro'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/01/2005, Internacional, p. A11

Hiba Hikmat levantou-se cedo ontem e seguiu até uma escola na Cidade de Gaza, onde foi uma das primeiras a depositar seu voto nas eleições presidenciais, na esperança de obter uma nova vida, livre de confrontos com Israel. Hikmat, de 26 anos, e centenas de outros palestinos votaram cedo na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, ansiosos para que a eleição ajude a fomentar a democracia e traga uma real chance a suas vidas.

"Vim votar porque quero um novo futuro", disse Hikmat. "Quero ter esperança, quero paz e quero um novo começo após esse longo sofrimento."

"Estou aqui para votar em Abu Mazen (como Mahmud Abbas é conhecido)", disse o policial palestino Mohammed Juma. "Acho que ele é o único capz de nos levar ao lado seguro neste oceano de conflito", acrescentou Juma, que teve de deixar sua arma na entrada do centro de votação, antes de escolher seu candidato.

Na cidade de Jenin, Cisjordânia, o líder militante local Zakariye Zubeide, desafiante, recusou-se a deixar seu fuzil M-16 antes de entrar no centro de votação. Israel acusa Zubeidi, um líder local do grupo militante Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, de responsabilidade em vários ataques e exige que o vencedor das eleições contenha tais grupos. Abbas recentemente reuniu-se com Zubeidi e disse que trabalhará para negociar um cessar-fogo em vez do desmantelamento dos grupos.

Entre os esperançosos palestinos que foram às urnas estava Zaki Qeshta. Ele disse esperar que o novo presidente lhe assegure o tratamento necessário para sua perna aleijada por estilhaços durante um ataque israelense. "Quero poder caminhar com minhas duas pernas novamente", disse Qeshta, de 51 anos. "Quero também sentir segurança novamente. Já tivemos mortes e ataques suficientes."