Título: Bolsa-Família incomoda adversários, diz presidente
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/01/2005, Nacional, p. A5

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, no programa quinzenal de rádio Café com o Presidente, que o Bolsa-Família "incomoda um pouco" os adversários e prometeu aos pobres mais facilidade para fazer financiamentos bancários. Ele afirmou que será possível obter empréstimos "sem muita exigência". "A gente poderia denominar 2005 o ano do microcrédito e das cooperativas no Brasil", disse. "É por isso que estou muito otimista e acreditando que neste ano as coisas irão funcionar melhor."

Lula observou que o Bolsa-Família atende hoje 6,57 milhões de famílias, beneficiando 25 milhões de pessoas. A meta, segundo o presidente, é atingir 8,7 milhões de famílias até o fim do ano e, "se Deus quiser", todas as famílias abaixo da linha de pobreza até 2006.

Ao ressaltar que 2005 será o ano do microcrédito, Lula disse que o governo tirou "obstáculos legais" para organizar cooperativas de produção e crédito. "Nós estamos facilitando a inclusão bancária de milhões de brasileiros e brasileiras", afirmou. "Temos o crédito consignado, que está possibilitando que milhões de trabalhadores tomem dinheiro emprestado a juros mais baratos, não apenas para pagar sua dívida, mas para comprar alguma coisa nova."