Título: GE entra no debate sobre o setor aéreo
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/01/2005, Economia, p. B12

A empresa americana GE, uma das maiores credoras da Varig, também deverá participar das discussões em torno de uma solução para a reestruturação da empresa e do setor. A informação foi dada ontem pelo vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, depois de uma reunião com o presidente mundial da multinacional, Jeff Immelt, que está visitando pela primeira vez o País. "Eles (presidente e diretores da GE) têm interesse no crescimento do mercado aéreo brasileiro e manifestaram interesse em participar das próximas reuniões sobre o assunto", disse Alencar. Alencar acrescentou que a Varig apresentará ao governo uma nova proposta de reestruturação. Para a elaboração dessa saída, a empresa convidou o Unibanco para assessorá-la, além da consultoria Trevisan.

O ministro destacou que o governo está empenhado na busca de uma solução que equacione os problemas financeiros da Varig, que tem um patrimônio negativo de cerca de R$ 7 bilhões. Ele ressaltou que a empresa é muito importante por sua participação no mercado internacional de aviação, com sua presença em 28 aeroportos internacionais. "Estamos procurando uma solução de mercado, uma solução empresarial", disse.

Além do encontro com Alencar, Jeff Immelt também esteve ontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e hoje deverá ter encontros com empresários e banqueiros em São Paulo. O executivo não deu entrevista ao final dos encontros, mas recebeu do ministro da Defesa informações sobre o andamento das conversas sobre a possível reestruturação do setor aéreo.