Título: TAM aposta em helicópteros de última geração
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/01/2005, Economia, p. B12

A TAM Jatos Executivos, uma das três empresas do grupo TAM, decidiu apostar firme no mercado brasileiro de helicópteros. Seu trunfo é um aparelho batizado como AB 139, fabricado em joint venture pela empresa italiana Agusta e pela americana Bell - que já era representada pela TAM no Brasil desde o ano passado. O AB 139 é um helicóptero de última geração, que foi homologado para vôo nos Estados Unidos há três semanas. Pode levar entre 6 e 15 passageiros, incorpora uma série de inovações na área de segurança e custa US$ 8 milhões. Pelas suas características, é indicado para as chamadas ligações offshore, entre as bases terrestres e as plataformas de petróleo da Petrobrás em alto-mar.

"É nosso mercado preferencial, com capacidade para 30 ou 40 novos aparelhos nos próximos três anos", diz Rui Thomaz de Aquino, presidente da TAM Jatos Executivos. "Os helicópteros da Petrobrás já são antigos e a empresa quer renovar a frota."

O AB 139 também deve atender o mercado civil. No ano passado, a TAM Jatos Executivos vendeu cinco helicópteros - um deles AB 139. A expectativa é que em 2005 sejam vendidos 15 aparelhos.

Segundo Aquino, depois de dois anos de estagnação, o setor de aviação executiva começa a dar sinais de recuperação. A TAM representa também a americana Cessna, e vendeu 36 aviões em 2004. Oito deles são modelos Citation X, topo de linha da empresa, com preço de US$ 20 milhões. O aluguel de jatinhos, outro negócio da TAM, cresceu 50% no segundo semestre em comparação aos seis primeiros meses do ano. O faturamento foi de R$ 96 milhões e a previsão para 2005 é de chegar a R$ 115 milhões