Título: Serra e Genoino fazem acordo
Autor: Denise Madue¿oEugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/01/2005, Nacional, p. A4

A cúpula nacional do PT e do PSDB reuniram-se ontem, em São Paulo, para tratar de duas questões que começam a agitar o Congresso: a eleição do futuro presidente da Câmara dos Deputados e a Reforma Política. Para isso, o presidente nacional do PT, José Genoino, fez uma visita à tarde ao prefeito José Serra, líder nacional do PSDB. Participaram o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, o vice-presidente do PSDB, Eduardo Azeredo, e o secretário de Governo de Serra, Aloysio Nunes. Na reunião, que durou cerca de uma hora e meia, Genoino ouviu dos tucanos o compromisso de fechar apoio ao candidato do PT à Presidência da Câmara.

"O prefeito reafirmou que o PSDB vai apoiar o candidato do partido majoritário. Há um problema interno no PT e essa é uma questão que deve ser resolvida pelo próprio partido", disse Aloysio, referindo-se à disputa entre os deputados Luiz Eduardo Greenhalgh, e Virgílio Guimarães.

Segundo Genoino, o apoio dos tucanos virá para qualquer dos dois, mas Nunes foi só elogios a Greenhalgh, "um parlamentar de grande qualidade e que dignificaria a Presidência da Câmara."

Serra e Genoino também fecharam acordo em torno da discussão da reforma política, em andamento no Congresso. "Discutimos os pontos centrais da reforma, que são o financiamento público (de campanhas) e a fidelidade partidária. O prefeito Serra repetiu a Genoino a sugestão que havia feito ao presidente Lula para nós somarmos esforços no sentido de começar já uma reforma política no nível das eleições municipais com a adoção do voto distrital para vereadores em cidades onde há segundo turno", afirmou Nunes.