Título: Amigo do presidente vai dirigir Conselho
Autor: Ronald Brownstein
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/01/2005, Economia, p. B6

A Casa Branca anunciou na segunda-feira que o presidente George W. Bush escolheu Allan B. Hubbard, amigo de longa data e encarregado de levantar fundos que ajudou a estabelecer a plataforma de Bush na campanha de 2000, para ser diretor do Conselho Econômico Nacional. Em seu novo trabalho, que não exige a confirmação do Senado, Hubbard vai coordenar a política econômica no governo e servir como alto conselheiro econômico de Bush. Atualmente presidente da E&A Industries, empresa de manufaturados com sede em Indianápolis, Hubbard serviu no governo do pai do presidente como diretor executivo do Conselho de Competitividade, grupo estabelecido na Casa Branca para reduzir a regulamentação nos negócios, e como vice-chefe de gabinete do vice-presidente Dan Quayle.

Hubbard conhece Bush desde que os dois freqüentaram a Escola de Administração de Harvard em meados dos anos 1970. Ele foi um dos principais encarregados de levantar fundos para as campanhas presidenciais de Bush de 2000 e 2004. O novo diretor do Conselho Econômico Nacional substitui Stephen Friedman, ex-executivo de Wall Street que está saindo após dois anos no cargo.

Na campanha de 2000, Hubbard ajudou a desenvolver a agenda de política doméstica de Bush e recrutou vários conselheiros que ficaram com Bush quando ele se mudou para a Casa Branca. A lista incluía Lawrence B. Lindsey, que antecedeu Friedman como diretor do conselho econômico, e Michael Gerson, que continuou como principal redator de discursos de Bush.

Hubbard deve começar seu novo trabalho na próxima semana, quando Bush estará encaminhando um ambicioso conjunto de propostas econômicas, incluindo reformas na Previdência Social, no sistema de tributação e na restrição de ações e processos contra empresas e médicos.