Título: Ameaçado, Lando diz que é perseguido por vigiar Dataprev
Autor: Vera Rosa,Christiane Samarco
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/01/2005, Nacional, p. A6

O ministro da Previdência, Amir Lando (PMDB-RO), está convencido de que há grupos empenhados em derrubá-lo do cargo por causa de sua "batalha contra as fraudes" na Dataprev. "É um rombo muito maior do que eu previa", afirmou o ministro sobre a empresa - que é ligada à Previdência e encarregada do processamento de dados do setor. Em solenidade realizada ontem à tarde, no auditório do ministério, Lando não conteve o desabafo diante de uma platéia de servidores. "Vamos mudar a face nefasta da Previdência", advertiu. "Enganam-se aqueles que querem atalhar a eficiência do serviço público. Não vão conseguir."

Mais tarde, em conversa com jornalistas, Lando recorreu à ironia. Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteja tratando da reforma ministerial com cautela, o processo de fritura de Lando é cada vez mais evidente. "Eu estou tranqüilo. Como é o Diário Oficial que demite, estou aguardando", desconversou. O ministro disse ter cumprido o seu dever. "Foi feito muito aqui na Previdência. Se mais não foi feito, foi por falta de vontade política."

MAIS GORDO

O destino do PMDB no governo começou a ser discutido ontem por Lula em reunião com o presidente do Congresso, José Sarney (AP), e com o líder do partido no Senado, Renan Calheiros (AL). O que parecia impossível vai acontecer: Renan assumirá o comando do Senado no lugar de Sarney, seu ex-desafeto, com a bênção de Lula. A tendência é que o PMDB continue com dois ministérios. Tudo indica, porém, que o partido será beneficiado com o remanejamento para pastas com orçamentos mais gordos.

Um dos cenários estudados prevê a transferência do ministro das Comunicações, Eunício Oliveira (PMDB-CE), para a Integração Nacional, hoje ocupada por Ciro Gomes. Se essa hipótese vingar, Ciro poderá ir para a Previdência, hoje nas mãos de Lando.

Toda essa mudança seria feita para acomodar a senadora Roseana Sarney (PFL-MA) nas Comunicações. Está praticamente certa a ida de Roseana - que deixará o PFL - e do líder do PP na Câmara, Pedro Henry (MT), para a equipe de governo, mas os ministérios ainda não foram definidos.

"Em qualquer cenário nesta reforma, Amir Lando será prestigiado", disse o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), ao saber que o ministro da Previdência está magoado com os rumores sobre sua saída. "Independentemente da posição que venha a ocupar, ele é respeitado pelo governo, fez um bom trabalho e, se houver mudança, terá tratamento proporcional à contribuição que deu."

QUEIJO SUÍÇO

Lula acha que Lando não cria problemas para o governo, mas já manifestou a mais de um interlocutor descontentamento por não conseguir falar com ele na hora em que deseja. No fim do ano passado, por exemplo, procurou-o e só obteve retorno de suas ligações mais de um dia depois.

Para o ministro, no entanto, todos esses comentários fazem parte de uma rede de intrigas para desestabilizá-lo. Pior: Lando acha que a fritura parte da Dataprev, responsável pelo sistema de processamento de dados da Previdência.

"O sistema de dados da Previdência é um queijo suíço. Já foram identificados mais de 18 tipos de fraudes. Quem insere ou retira dados para dar origem a um benefício ilegal não deixa rastros", argumentou ele sobre as operações da empresa. Ainda ontem, Lando conversou sobre o assunto com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu. Antes, passou num almoço com peemedebistas numa churrascaria e chorou suas mágoas. A próxima rodada de negociações de Lula com o PMDB será na segunda-feira.