Título: Sul de Minas vê imagem de TV digital
Autor: Daniel Hessel Teich
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/01/2005, Economia, p. B14

Os brasileiros que quiserem conhecer como é uma imagem de TV digital vão ter de fazer uma peregrinação a Santa Rita do Sapucaí, cidadezinha de 35 mil habitantes no sul de Minas Gerais. Foi em Santa Rita que aconteceu ontem a primeira transmissão digital em TV aberta realizada no País. Durante pouco mais de uma hora, imagens transmitidas do laboratório de uma empresa foram recebidas num aparelho de TV de alta definição instalado num centro de pesquisa, a cerca de dois quilômetros de distância um do outro. As imagens - vistas aéreas de castelos europeus, campos nevados, arranha-céus, touradas e florestas - foram transmitidas através de um canal de UHF, o 25, concedido especialmente para os testes pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As transmissões devem se repetir esporadicamente nos próximos três meses, tempo em que durará a concessão.

A transmissão foi uma iniciativa da empresa Linear, uma das maiores fabricantes de transmissores analógicos do País, e do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), centro de ensino privado dedicado à tecnologia. Em conjunto, as duas instituições conseguiram um financiamento de R$ 8 milhões do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), e criaram o primeiro transmissor de TV digital brasileiro. O aparelho opera no padrão americano de TV digital, o ATSC.

"Com essa transmissão, mostramos que é possível produzir no Brasil equipamentos para a TV digital. Agora, é só o governo decidir como vai ser o sistema", diz Adonias da Costa Silveira, pro-diretor de Desenvolvimento Institucional do Inatel.

O desenvolvimento da TV digital no Brasil anda emperrado desde o início do governo Lula, quando ficou decidido que o País adotaria um sistema próprio, e não seguiria nenhum dos três que existem atualmente - o americano, o europeu e o japonês. A expectativa do governo era de que até março o Comitê de Desenvolvimento para o Sistema de Brasileiro de TV Digital (SBTVD) apresente uma proposta sobre o assunto (Ler texto abaixo). Atualmente, apenas as TVs pagas por satélite e a cabo usam tecnologia digital.

A decisão pelo modelo americano tem um motivo estratégico. "Nós adotamos esse sistema por uma questão de mercado. Nossa idéia é produzir e exportar os transmissores digitais enquanto não se define como serão as transmissões por aqui", diz Carlos Alberto Fructuoso, diretor de Marketing da Linear.

A empresa pretende exportar transmissores digitais para o México, os Estados Unidos e Canadá. "Só nos Estados Unidos existe uma demanda por 7 mil transmissores digitais semelhantes a este que foi testado em Santa Rita", conta Fructuoso.

A Linear exporta 25% de sua produção para 40 países. A grande vantagem da televisão digital frente à TV convencional é a qualidade de imagem.

Enquanto na TV convencional a imagem é formada por 480 linhas horizontais, na TV digital são 1.080 linhas. O aspecto da imagem é horizontalizado, o chamado "wide screen". Como no cinema, o formato horizontal dá mais realismo à imagem.

A resolução da TV comum é de 300 mil mega pixels (pontos que formam a imagem), enquanto na TV digital é de 2 milhões de pixels. O resultado são imagens mais nítidas, de contornos e nuances de cores mais definidas.

A TV digital também permite interatividade do espectador e ampliação de conteúdos, como jogos, e serviços - "home banking" e comércio eletrônico.

Mesmo na pequena Santa Rita de Sapucaí, agora transformada em capital da TV digital brasileira, ver tudo isso vai ser um privilégio de poucos. Há apenas um aparelho capaz de receber essas imagens, que ficará fechado num laboratório, constantemente vigiado por técnicos.

Lá também vai demorar mais algum tempo para a população poder ver a novela das 8 com imagem de cinema.