Título: Afinidade com o tema ajuda muito
Autor: Marina Faleiros
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/01/2005, Economia, p. B16

Para atuar na administração do setor cultural não é necessária nenhuma formação específica. Afinidade com o tema, porém, é sempre importante, segundo profissionais da área. "É preciso ter um conhecimento da área específica em que vai trabalhar, aliada a uma visão de negócios", aponta Denys Monteiro, da Fesa. Para Ronaldo Bianchi, que atua no MAM e no Itaú Cultural, pessoas sem sensibilidade dificilmente conseguem se manter no setor. "Buscamos recursos para realizar sonhos, e temos de acreditar neles. Para isso, é preciso ser flexível e saber lidar com pessoas dos mais diversos setores", diz. Outro desafio é ser perseverante, já que o produto cultural não é artigo de primeira necessidade: "O executivo tem de estar preparado para ouvir muito `não¿ ". No dia-a-dia do trabalho, o envolvimento com a cultura acaba sendo inevitável, tanto pelo ambiente - que normalmente respira arte - quanto na gestão, que precisa estar afinada com os propósitos definidos pela organização. "É preciso muita comunicação e que os profissionais da área financeira e artística planejem em conjunto, para adequar os recursos ao projeto a ser feito", diz Flávio Camargo Bartalotti, da Bienal. Bianchi ainda ressalta que, na área, é imprescindível dominar os fundamentos da administração e a parte jurídica das leis de incentivo e licitação, que regulam a contratação pública: "Se alguém cometer um deslize nesta área, corre o risco de ser punido e de não poder mais utilizar os benefícios das leis".