Título: Na TV, os muitos talentos de Chico
Autor: Lauro Lisboa Garcia
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/01/2005, Caderno 2, p. D1

O projeto Chico Buarque é a menina dos olhos da DirecTV em 2005. Na verdade, uma delas: figura no rol das grandes apostas, ao lado de especiais como 7X Bossa Nova, outra produção exclusiva da operadora para o canal 605. A série sobre Chico - e tendo ele próprio à frente das câmeras - será exibida em três capítulos, cada qual se aprofundando em um viés da obra dele. A estréia está marcada para o dia 26, com o episódio Meu Caro Amigo, que será reapresentado ao longo da programação do canal até o dia 9 de fevereiro. Vai ao ar no Brasil e em outros países da América Latina. Com uma hora de duração, o primeiro episódio tem como cenário o Rio e trata das parcerias do compositor. Tendo a Biblioteca Nacional ao fundo, Chico Buarque discorre sobre seu trabalho de criação e seus parceiros. Ele e o diretor Roberto de Oliveira, seu amigo, fizeram uso dos respectivos acervos pessoais de imagens para implementar o documentário. Há cenas históricas, como as de Chico ao lado de Tom Jobim, além de histórias contadas pelo próprio compositor, num momento raro de descontração e cumplicidade.

Nos meses de fevereiro e março, a saga continua. No segundo episódio, intitulado À Flor da Pele, Paris será cenário para uma das vertentes mais comoventes e importantes da obra de Chico: a presença constante da mulher em suas letras. No terceiro e último capítulo da série, Vai Passar, já em Roma, o tema central será sua atuação política.

Feito em parceria com a RWR Comunicações, o projeto Chico Buarque foi realizado com recursos Agência Nacional de Cinema (Ancine), por meio do benefício fiscal concedido a operadoras e programadoras de TV paga, conhecido como 3% Condecine. Foi investido pouco mais de R$ 1 milhão na produção. As gravações tiveram início no dia 3 de novembro, no Rio, continuaram em Paris e Roma, durante novembro e dezembro, e só foram finalizadas recentemente. Há planos de que a série seja disponibilizada em DVD.