Título: Eunício diz que PMDB receberá Roseana 'com tapete vermelho'
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/01/2005, Nacional, p. A6

Depois de participar de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, disse ontem que, se a senadora Roseana Sarney (PFL-MA) quiser filiar-se ao PMDB, "será recebida com um tapete vermelho". A entrada de Roseana no ministério está praticamente certa, mas Lula ainda não definiu a pasta que ela ocupará e mantém segredo sobre a mudança na equipe. Roseana é cotada para várias cadeiras, entre elas a de Comunicações. Nessa hipótese, o peemedebista Eunício assumiria um ministério com orçamento mais robusto, como reivindica o PMDB. "Isso tudo é especulação", esquivou-se Eunício. "Não recebi nenhuma indicação de que mudarei de ministério e continuo trabalhando normalmente."

Lula chamará os dirigentes do PMDB para nova conversa na próxima segunda-feira. Mas a senadora já avisou ao presidente do PFL, Jorge Bornhausen (SC), que se desligará do partido assim que receber o convite de Lula. Até agora só houve sondagens.

É possível que Roseana se filie ao PMDB, mas não imediatamente. Sua provável entrada no governo, porém, não faz parte da cota do partido, que gostaria de aumentar sua fatia na administração, de duas para três pastas. Trata-se de um agradecimento do governo a seu pai, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Em outras palavras: Roseana entraria na cota do próprio Sarney.

"Sarney nos ajudou muito nestes dois anos, foi um aliado estratégico e o nome de Roseana só agrega", insistiu o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), que também conversou ontem com Lula. "Ela pode ter um papel fundamental na construção da maioria do Senado para o governo: vem do Nordeste, é mulher e expressa um campo político importante." Na prática, a idéia de levar a senadora para a equipe de Lula é de Mercadante. Foi ele que costurou o "acordo Roseana" para que Sarney apoiasse o líder do PMDB na Câmara, Renan Calheiros (AL), seu antigo desafeto, que deseja ser o futuro presidente do Senado. A eleição na Câmara e no Senado será no dia 14 de fevereiro.

Questionado sobre o acordo, Sarney desconversou. "Seria constrangedor para mim tratar desse assunto. Roseana caminha com seus próprios pés e tem personalidade", disse. Depois, concordou em falar sobre a possível filiação da filha ao PMDB. "Não vou negar que seria agradabilíssimo para mim tê-la no PMDB. De qualquer forma, onde ela estiver, eu estou feliz."