Título: O QUE É
Autor: Simone Iwasso
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/01/2005, Vida &, p. A12

SOMATIZAÇÃO: É a transferência para o corpo de situações e sentimentos que deveriam ser vividos no plano psíquico. Acontece quando fatores emocionais influenciam no aparecimento, manutenção e repetição de uma doença física, tornando-a um problema crônico na vida da pessoa. SEM CAUSA: Em alguns casos, a pessoa sente dores e apresenta sintomas de diversas doenças, mas não há, nesses casos, nenhuma explicação física para isso. São pacientes que freqüentam muito hospitais, que buscam descobrir a causa dos sintomas e geralmente se recusam a aceitar que eles têm uma origem emocional.

COMO ACONTECE: Em situações fortes de stress e ansiedade, por exemplo, ocorrem alterações no sistema nervoso, no sistema endócrino e no sistema imunológico. Com isso, podem ocorrer alterações hormonais e queda na resistência, entre outros. A pessoa fica com uma propensão maior a ter uma série de doenças, inclusive câncer.

PRINCIPAIS SINTOMAS: Podem se manifestar de diversas maneiras, dependendo de pessoa para pessoa, desde doenças simples até casos mais graves. Mas os mais comuns são gastrite, herpes, dor de estômago, alterações no funcionamento do intestino, dores no corpo, palpitação e falta de ar, problemas de pele, dores de cabeça e problemas na tireóide.