Título: Indústria paulista cresce 11,9%
Autor: Jacqueline Farid
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/01/2005, Economia, p. B4

Mesmo se o ano tivesse terminado em novembro, a produção industrial de São Paulo, o maior parque fabril do Brasil, já teria apresentado em 2004 o melhor resultado da história: 11,9% no acumulado desde janeiro. Em todas as outras comparações, o saldo também foi positivo: 11,4% em 12 meses e 10,2% em relação a novembro de 2003. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostrou crescimento em todas as 14 regiões pesquisadas em novembro. Em São Paulo, os fechamentos anuais mais elevados (janeiro a dezembro) foram de 10%, em 1986, e 8,7%, em 1994. Como falta apenas um mês para completar o resultado de 2004, o recorde histórico no Estado é praticamente certo. A indústria paulista responde por 40% da produção do País e vem apresentando crescimento há 13 meses consecutivos na comparação com igual mês do ano anterior.

O crescimento de 10,2% em novembro ante igual mês de 2003 também esteve bem acima da média do País (8,1%) no período. A expansão acumulada da produção no Estado de janeiro a novembro do ano passado também foi bem acima da média nacional (8,3%).

Segundo o economista da Coordenação de Indústria do IBGE, André Macedo, a indústria paulista está sendo beneficiada pela melhoria das condições de crédito e dos investimentos, com elevação, sobretudo, da produção de bens duráveis e de bens de capital. Ele disse que há reação também de segmentos mais voltados ao mercado interno, que dependem mais diretamente do desempenho do mercado de trabalho.

Macedo sublinhou, entretanto, que, como a pesquisa industrial regional não apresenta dados comparativos a mês anterior, com ajuste sazonal, não é possível saber se, assim como ocorreu em nível nacional, a indústria paulista está apresentando acomodação ou desaceleração na margem. A pesquisa relativa ao desempenho total do Brasil, divulgada pelo IBGE nesta semana, mostrou redução de 0,4% na produção industrial em novembro ante outubro.

O crescimento em São Paulo em novembro na comparação com igual mês de 2003 refletiu o comportamento positivo de 15 dos 20 ramos pesquisados no Estado. Os que mais influenciaram o desempenho global foram material eletrônico e equipamentos de comunicações (57,9%), veículos automotores (21,3%) e máquinas e equipamentos (24,7%), impulsionados, principalmente, pelo aumento na produção de equipamentos de telefonia celular e telefones celulares, além de automóveis e peças para motores.

A produção acumulada no período de janeiro a novembro cresceu impulsionada por 19 setores que aumentaram o nível de atividade. As principais pressões positivas no indicador acumulado foram dadas por veículos automotores (29,7%), máquinas e equipamentos (22,1%) e material eletrônico e equipamentos de comunicações (45,5%).

REGIÕES

A produção industrial voltou a crescer em novembro em todas as regiões e em todas as bases de comparação, pelo quarto mês consecutivo. Para o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), o resultado é "muito positivo" e mostra que "a expansão da indústria abrange o País como um todo e não somente áreas isoladas". Na comparação com novembro de 2003, o destaque é o avanço na Bahia (30,5%), impulsionado sobretudo pelo resultado positivo de refino de petróleo e produção de álcool.

No acumulado do período de janeiro a novembro de 2004, a liderança do desempenho regional permaneceu com o Amazonas (12,9%), com destaque para a produção de televisores e de telefones celulares. Segundo Macedo, a região se beneficiou, ao longo de 2004, com o aumento das vendas de eletroeletrônicos impulsionadas pelas melhores condições de crédito.