Título: Airbus presidencial faz viagem-teste
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/01/2005, Nacional, p. A6

O Airbus ACJ-319, fez ontem uma viagem-teste de ida e volta à cidade de Tabatinga, no Amazonas, primeira cidade a ser visitada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a bordo do substituto do Sucatão. Na viagem considerada precursora, a equipe de pilotos do Planalto e do Grupo de Transportes Especiais (GTE) aproveitou para realizar todos os testes com o avião nos sistemas de controle de tráfego aéreo brasileiro. Amanhã, Lula estréia o avião na viagem para Tabatinga, onde relança o Projeto Rondon.

Também ontem o Boletim Em Questão, editado pela Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, publicou artigo em defesa da compra, pelo Planalto, do Airbus, ressaltando que "o novo avião que atende à Presidência da República é mais seguro e econômico". Destaca também que a nova aeronave "atenderá às necessidades de transporte por mais sete mandatos presidenciais" e "o presidente Lula, no atual mandato, utilizará apenas 6% da vida útil da aeronave".

O boletim destaca que o avião custou US$ 56,7 milhões e foi adquirido "depois de um rigoroso processo de seleção, do qual participaram duas empresas - a Airbus e a Boeing" -, e justifica por que a Embraer não participou da disputa. "A Embraer, convidada a participar, declinou do convite por não possuir condições de fabricar, no curto prazo, uma aeronave com as características exigidas pela Aeronáutica."

Em outro trecho, o boletim critica o governo passado, indiretamente, ao apresentar os números dos gastos com fretamento de aviões da TAM, sem citar a empresa. Com a estimativa de voar uma média de mil horas por ano, o ACJ-319 gerará uma economia de US$ 5.200 anuais.