Título: Governo comemora estudo da CIA que coloca Brasil entre os grandes em 2020
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/01/2005, Nacional, p. A6

O governo brasileiro comemorou o resultado do estudo do Conselho de Inteligência Nacional dos Estados Unidos, coordenado pela CIA, que prevê que um novo e poderoso bloco integrado por China, Índia, Brasil e Indonésia causará, nos próximos 15 anos, transformações significativas na geopolítica mundial e desgaste na hegemonia americana. "Isso é plenamente factível a médio prazo", comentou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken. Segundo ele, essa mesma avaliação tem sido feita pelo núcleo estratégico do governo brasileiro. Os mais recentes indicadores econômicos, a aproximação do Brasil com os países da Ásia, os investimentos do País em tecnologia e o bom desempenho dos negócios, em particular o agribusiness, permitiram, de acordo com o ministro, uma perspectiva mais do que otimista em relação ao futuro do País.

Intitulado Mapeando o Futuro Global, o estudo aponta China e Índia como as principais fontes de mudanças, que levarão à redução da importância de instituições como ONU, Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial, e o Brasil é considerado um país em posição privilegiada, "com vibrante democracia, população empreendedora, grande patrimônio e sólidas instituições econômicas".

RECONHECIMENTO

O assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, apesar de fazer a ressalva de que não avaliou os resultados do estudo, comentou que há um "reconhecimento internacional muito grande da presença política do Brasil". Para ele, os dados do estudo certamente estão ligados à recuperação da economia brasileira, ao fato de que essa avaliação se faz também nas questões de âmbito social e ao fato de que o Brasil resolveu desempenhar no plano multilateral e em várias esferas um papel muito ativo.