Título: Transbrasil e OceanAir estudam criação de empresa de carga
Autor: Daniel Hessel Teich
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/01/2005, Economia, p. B16

Transbrasil e OceanAir estão realizando estudos para a criação de uma empresa de carga e contam, para isso, com a consultoria da Trevisan Associados. Pelo projeto, Celso Cipriani, presidente do conselho da Transbrasil, e German Efromovich, dono da OceanAir, criariam uma nova empresa, que teria como principal ativo os hangares mantidos pela Transbrasil em diversos aeroportos da Infraero. Apesar de a Transbrasil não voar desde dezembro de 2001, e de ter sua concessão cancelada pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) por caducidade, a empresa mantém, por conta de uma medida cautelar, diversos hangares e pontos nos principais aeroportos do País. Segundo a Infraero, a Transbrasil mantém 58 balcões de check-in, 6 hangares, 31 áreas administrativas, 20 balcões e 14 terminais de carga. Esses espaços são altamente cobiçados pelas companhias Gol, TAM e Varig, que já manifestaram formalmente o interesse em participar de uma eventual licitação para explorar os espaços. A Infraero vem travando uma batalha jurídica contra a Transbrasil para reaver os espaços. Segundo a assessoria da estatal, o resultado final da batalha depende do julgamento do processo de falência da Transbrasil e também do recurso apresentado pela empresa contra o cancelamento da concessão pelo DAC.

No final do ano passado, um parecer jurídico da Infraero, aprovado pela diretoria e pelo conselho de administração da estatal, considerou descabido o pleito de Cipriani e Efromovich de transferência da consessão da massa falida da Transbrasil para a nova empresa. Entretanto, a pedido do Planalto, o parecer foi enviado para consulta da Advocacia Geral da União (AGU) no início deste ano.

De acordo com fontes de Brasília, a questão Transbrasil foi tratada ontem pelo ministro da Defesa, José Alencar, e pelo presidente da Infraero, Carlos Wilson, durante reunião do Conselho de Administração da Infraero. Mas a assessoria do Ministério da Defesa, negou que o assunto estivesse na pauta.

No final do ano passado, a advogada Valeska Teixeira, filha de Roberto Teixeira, membro do Conselho da Transbrasil, e afilhada de casamento do presidente Lula, esteve na sede da Infraero em Brasília com um consultor da Trevisan. Eles visitaram a Superintendência de Carga e se informaram sobre os números do setor.

A Trevisan é a mesma empresa que, a pedido do governo, elaborou estudos sobre o setor aéreo e está em vias de assinar um contrato de consultoria com a Varig para desenhar o programa de reestruração da companhia.