Título: 136 cidades decretaram situação de emergência
Autor: Elder Ogliari
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/01/2005, Nacional, p. A10

Os agricultores do Alto Uruguai são os mais prejudicados, mas a estiagem deste ano se espalhou pelo Rio Grande do Sul. Ontem choveu na região, mas o quadro não se alterou: a previsão é que o sol volte neste domingo e o tempo permaneça seco nos próximos dias. Até agora, 149 municípios decretaram situação de emergência. A maioria enfrenta problemas na zona rural e depende da safra agrícola para ter movimento econômico. Mas também há casos de cidades industriais, como Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre, em que a ameaça é o desabastecimento de água potável. O racionamento já foi adotado em Pareci Novo, no vale do Caí, e em Paim Filho.

A estiagem modificou a paisagem de todo o Estado. Em Porto Alegre, o nível do lago Guaíba desceu e deixou à mostra diversos bancos de areia que viraram ilhas. Além disso, a maior luminosidade facilitou a multiplicação de algas que dão um cheiro ruim à água que chega às torneiras. Na lagoa do Peixe, santuário ecológico do litoral, a profundidade média caiu de 80 centímetros para 40 centímetros e muitos peixes morreram.

A ocorrência de mais um período de estiagem, o terceiro em quatro anos, se explica pela massa de ar seco e quente sobre o Estado, que reduz as atividades das frentes frias vindas da Antártida.