Título: Sismos e tsunamis beneficiam o planeta?
Autor: Luciana Garbin
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/01/2005, Internacional, p. A20

Eles abordam o assunto com cuidado, preocupados em não parecerem insensíveis. Mesmo assim, os cientistas argumentam que, num prazo muito longo, o processo global que está por detrás dos grandes terremotos é bastante vantajoso para a vida na Terra - particularmente para a vida humana. Solavancos poderosos como esses ocorridos na costa de Sumatra em 26 de dezembro, que enviaram ondas assassinas através do Oceano Índico, são efeitos colaterais inevitáveis da reciclagem constante da crosta planetária, que produzem um planeta luxuriante, habitável. Alguns especialistas referem-se aos golpes regulares, centenas ao dia, como a pulsação do planeta.

Os benefícios começaram há bilhões de anos, quando esta reciclagem da crosta fez os oceanos e a atmosfera e formou os continentes. Hoje, ela constrói montanhas, enriquece solos, regula a temperatura do planeta, concentra ouro e outros metais raros e mantém o equilíbrio químico do mar.

As placas tectônicas explicam a geologia no geral. O trágico efeito negativo é que ondas de terremoto e erupções vulcânicas ao longo das bordas das placas podem devastar populações humanas inteiras. "É difícil encontrar algo de positivo na perda de cerca de 150 mil vidas", disse o dr. Donald J. DePaolo, um geoquímico da Universidade da Califórnia, Berkeley. "Mas o tipo de processo geológico que causou o terremoto e o tsunami é uma característica essencial da Terra. Pelo que eu saiba, isso não ocorre em outros corpos planetários e tem algo diretamente a ver com o fato da Terra ser um planeta habitado."

Muitos biólogos acreditam que esse processo pode ter dado origem à própria vida.

Os principais benefícios das placas tectônicas se acumulam lenta e globalmente no decorrer das eras. Em contraposição, seus levantes locais podem gerar catástrofes como o recente terremoto. Mesmo assim, dizem os cientistas, os tsunamis de dezembro podem comprovar serem uma dádiva ecológica no decorrer das décadas para as áreas litorâneas mais fortemente atingidas.

O dr. Jelle Zeilinga de Boer, um geólogo da Wesleyan University que se criou na Indonésia e estudou o arquipélago, diz que evidências históricas de tsunamis anteriores indicam que as ondas enormes podem distribuir ricos sedimentos dos sistemas fluviais através das planícies costeiras, tornando o solo mais rico. "Isso traz solos férteis nas terras baixas", disse ele. "Com o tempo, uma selva mais fértil se desenvolverá".

Mas apesar de tal estarrecedora perda de vidas, disse Robert S. Detrick Jr., um geofísico do Woods Hole Oceanographic Institution, "não há dúvidas de que as placas tectônicas rejuvenescem o planeta".