Título: Brigadeiro apresenta hoje o avião novo de Lula
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/01/2005, Nacional, p. A6

A partir das 10 horas da manhã de hoje será apresentado oficialmente à imprensa, em Brasília, o novo avião presidencial ACJ A-319 que será usado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos vôos, inclusive nacionais, liberando os Boeings 707, chamado de Sucatão, e 737, os Sucatinhas, para outras viagens. O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno da Silva, foi o encarregado pelo Planalto de mostrar o avião e dar todas as explicações possíveis sobre ele, justificando, principalmente com dados numéricos, a decisão do governo de comprar a nova aeronave. Para que estivesse preparado para responder a todas as perguntas da imprensa e rebater as críticas que existem em relação à compra do avião, o brigadeiro Bueno foi sabatinado pelo seu staff, em uma espécie de treinamento dos questionamentos que lhe serão feitos hoje, quando apresentar o Airbus.

Ontem, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, fez mais uma crítica à aquisição do avião. O governador tucano não considera a compra da aeronave pelo governo federal uma prioridade nacional.

"Governar é escolher e eu acho que (comprar um novo avião) não é prioritário para o País", disse ele. Alckmin ressaltou que viaja normalmente de carro e, quando necessário, utiliza a aeronave comprada pelo Estado no governo Franco Montoro (1983-1986). "Funciona muito bem e não tem nenhuma razão para mudar", afirmou o governador. As declarações foram dadas durante cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Paulista de Municípios, na capital paulista.

ECONOMIA

A Aeronáutica pretende justificar, com números, que com 10 anos de uso o avião se paga, se for contar apenas com a economia que será feita com combustível nos deslocamentos que o Airbus ACJ for fazer pelo Brasil e pelo mundo. O Airbus é três vezes mais econômico que o Sucatão, consumindo 2,5 mil kg/h, enquanto o Boeing gastava 6,8 mil kg/h. Assim, se a hora de vôo do Sucatão custa US$ 7,4 mil, a do Airbus custará cerca de US$ 2,5 mil, mais econômico até do que é despendido com o Sucatinha.

O novo avião deverá pousar na Base Aérea de Brasília, nas primeiras horas da manhã deste sábado e estará pronto para ser usado pelo presidente Lula, a qualquer momento que ele desejar. A incorporação do avião à FAB será no mesmo dia, em um simples ritual interno, sem nenhum tipo de comemoração ou solenidade. Há uma tradição nas forças aéreas de que festa para avião não dá sorte.

GABINETE AÉREO

Quando estiver a bordo de seu novo avião, o presidente Lula terá à disposição todos meios de que dispõe quando está em seu gabinete: telefones, fax e equipamentos de comunicações, com sistema criptografado, que não permite nenhum tipo de interferência. O aparelho dispõe ainda de uma área reservada com poltronas e uma espécie de gabinete, onde o presidente poderá promover até mesmo reuniões de trabalho.

O avião pode transportar até 55 passageiros, na configuração que está sendo apresentada, mas a quantidade de poltronas pode ser adaptada às necessidades do governo, podendo ter até 16 cadeiras como as usadas na classe executiva e as demais, como poltronas de classe econômica.

O avião tem um supertanque de combustível, o que lhe dá uma autonomia muito maior do que qualquer aeronave do seu gênero. No local onde os aviões tradicionais carregam bagagens, grande parte dele é destinado a tanque extra de combustível, para lhe dar maior mobilidade e autonomia de horas de vôo.