Título: CUIDADOS
Autor: Simone Iwasso
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/01/2005, Vida &, p. A18

CAFEÍNA: Em cada lata de bebida energética, há mais ou menos a mesma quantidade de cafeína presente em duas xícaras de café. Quem costuma tomar muito café pode não sentir nada após beber um energético. Outras pessoas, mais sensíveis ou que ingeriram mais do que o corpo pode suportar, podem sentir tonturas, taquicardia, insônia e distúrbios motores. QUANTIDADE: Não é possível dizer quanto pode ser ingerido de energético nem qual seria a quantidade ideal, já que a reação aos compostos do produto dependem da sensibilidade e do hábito de cada pessoa.

HIDRATAÇÃO: As bebidas energéticas também não podem ser confundidas com isotônicos, como o Gatorade, e não servem para ajudar o corpo a repor líquidos. Pelo contrário, a cafeína tem um efeito diurético, ou seja, provoca a perda de água pelo corpo. Somada ao álcool, que também é diurético, o efeito fica ainda mais intenso.

AÇÚCAR: A maioria dessas bebidas contém açúcar. Portanto, seu uso não é indicado para quem tem diabete. Pessoas que sofrem de alterações cardíacas e problemas de pressão arterial também devem redobrar os cuidados com a bebida.