Título: Atos contra construção de usinas param 4 estradas
Autor: Roldão Arruda
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/01/2005, Nacional, p. A

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e a Via Campesina Internacional bloquearam ontem quatro rodovias no norte do Rio Grande do Sul para protestar, durante o Fórum Social Mundial, contra a construção de usinas hidrelétricas na região. Os manifestantes acusam as empresas construtoras de barragens de expulsar famílias de agricultores das áreas que serão alagadas e de destruir o meio ambiente. Na ponte da RS-480 sobre o Rio Uruguai, entre Chapecó (SC) e Erval Grande (RS), 600 pessoas bloquearam o tráfego às 11 horas e depois deixaram os veículos passarem por apenas meia pista durante o resto do dia. A tática também foi usada no trevo de acesso da cidade de Vacaria à BR-116.

Em Santa Catarina, também foi bloqueado o acesso ao canteiro de obras da usina da Campos Novos, no meio oeste.

Em Porto Alegre, o Sindicato dos Bancários confirmou a tradição de fazer uma das primeiras manifestações do Fórum Social Mundial. Ao meio-dia levou cerca de 200 pessoas, entre filiados e participantes do Fórum Social Mundial, para a frente de um centro cultural do Banco Santander, onde condenou "a ganância dos banqueiros".

Desde terça-feira, um grupo de sem-teto ocupa um prédio do INSS em Porto Alegre, para protestar contra a falta de moradia.