Título: Dinho Ouro Preto ao pai: 'Volte com o brasileiro'
Autor: Alexandre Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/01/2005, Internacional, p. A17

O embaixador Affonso Celso Ouro Preto, que viajou para o Oriente Médio com a missão de acelerar as negociações de libertação do brasileiro João José Vasconcellos Jr., é pai de Dinho Ouro Preto, vocalista da banda Capital Inicial. Em entrevista ao Estado, ontem, por telefone, Dinho disse que só ficou sabendo da ida do pai a Amã, na Jordânia, na terça-feira, quando voltava de férias, passadas no "meio do mato". "Vi a notícia nos jornais. Liguei para Brasília correndo, achando que ele pudesse já ter embarcado, mas ele ainda estava lá." Depois disso, os dois não se falaram mais. "Tenho todos os contatos dele na embaixada e estou calculando seu horário de chegada para ligar." Dinho admite que a família está preocupada com a segurança de Ouro Preto, principalmente se ele tiver de ir para Bagdá. "Meu medo é que ele tenha de viajar para Bagdá, onde o Brasil não tem uma representação. Onde ele vai ficar?"

Dinho conta que, na conversa por telefone, o pai parecia bastante entusiasmado. "Meu pai ama o que faz, é a vida dele. Não sei como me tornei músico, porque, quando eu era criança e sentávamos à mesa, ele sempre falava sobre política." O músico lembra de outras situações extremas nas quais o pai esteve presente, como no período de independência de países africanos, na década de 70. "Meu pai passou oito meses por lá, em plena guerra civil."

Para o filho, as circunstâncias atuais não são menos delicadas. "É um misto de preocupação, por ele estar na zona de guerra, e de orgulho, por ele estar servindo o País. Espero que ele volte com o brasileiro."