Título: Ronaldo grava apelo por refém
Autor: Alexandre Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/01/2005, Internacional, p. A17

A família do engenheiro João José de Vasconcellos Júnior, seqüestrado no Iraque, informou ontem que o jogador Ronaldo, do Real Madrid, gravou um apelo por sua libertação, a ser veiculado a partir de hoje em emissoras de TV árabes. Isabel e Carla, duas irmãs de Vasconcellos, que moram em Juiz de Fora (MG), também gravaram uma mensagem, pedindo clemência aos terroristas. O texto será traduzido para a língua árabe por um cunhado do engenheiro, Ghassan el-Khouri, que é libanês. O pedido do atacante surtiria efeito, na visão da família, porque os terroristas são jovens e admiram jogadores brasileiros. Ronaldo gravou a mensagem ontem, afirmou Luiz Henrique, irmão de João José, que vive no Rio. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria solicitado que Ronaldo gravasse o apelo. Lua teria contatado também Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona, e Pelé para possíveis gravações.

"Nosso objetivo é que isso seja enviado para os jornais e televisões árabes, como a Al-Jazira, que vão divulgar amplamente na comunidade árabe", justificou Isabel. Num comunicado, a família destacou que nem o governo nem o povo brasileiro foram favoráveis à invasão do Iraque e faz referência à numerosa colônia árabe do País.

Luiz Henrique divulgou outro comunicado, em que agradeceu "de forma muito especial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, além do acompanhamento pontual do caso, não tem hesitado em contribuir pessoalmente para sua solução". Ele destacou o "empenho" do Ministério das Relações Exteriores e "as diversas ações da Odebrecht".

Luiz Henrique está apostando na influência de Ronaldo. "Meu irmão sempre falava, toda vez que vinha ao Brasil, que tinha de levar uma coleção de camisas do Ronaldo, que é muito admirado no Iraque", disse. "Ele se mostrou um fenômeno não só no campo, mas também de caráter humanitário. Além disso, acreditamos que a atuação mais decisiva do presidente Lula renova as esperanças."

Entidades de classe e movimentos sociais de Juiz de Fora estão organizando uma manifestação para o sábado, no centro da cidade, com faixas, cartazes e camisetas com a foto do engenheiro. O objetivo é criar imagens que possam correr o mundo.

Integrantes da Igreja Melquita, formada por católicos de origem libanesa e síria de Juiz de Fora, convidaram a família para participar da missa da congregação, no início da noite de ontem, que seria especialmente voltada para pedir a libertação de Vasconcellos.