Título: Ponte na Régis estava afundando
Autor: José Maria Tomazela
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/01/2005, Metrópole, p. C1

A parte da Ponte Capivari que desmoronou anteontem à noite na BR-116, em Campina Grande do Sul, no Paraná, já estava afundando havia um bom tempo, de acordo com motoristas que trafegam com freqüência pelo local. Eles contam que os veículos chegavam a bater os eixos na passagem pelo degrau que se formava na pista. "Na semana passada, o pessoal da manutenção da estrada colocou uma camada de asfalto para reduzir o desnível", conta o motorista Roberto Melço, que passa pelo local duas vezes por semana. Seu colega Alsidnei Rosa Soares confirmou a informação sobre o desnível da pista e disse que a outra ponte, para a qual o tráfego foi desviado, também está com problemas na estrutura.

O caminhoneiro Eduardo Egidio Oliveira dos Santos, que se acidentou durante a queda da ponte, também afirma que o local já apresentava problemas. "A ponte balançava naquele ponto", diz. "Só tomam providências depois que acontece uma desgraça."

O deputado estadual paranaense José Domingos Scarpelini (PSB) encaminhou há cerca de dez dias ao Ministério dos Transportes um documento denunciando o afundamento da ponte e pedindo providências para garantir a segurança na estrada. O filho do deputado, o empresário Thales Scarpelini, que costuma nadar na Represa Capivari-Cachoeira, conta que sempre havia água empoçada no local.

CHUVAS

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (Dnit), Alexandre Siqueira, disse que a ponte estava em boas condições. "A ponte não apresentava nenhum sinal de que poderia ceder."

De acordo com Siqueira, o que ocorreu foi um excesso de chuvas na região, com o registro do maior volume dos últimos dez anos. "Foi um fator surpreendente, impossível de se prever."

Comentando as denúncias dos motoristas a respeito dos indícios de que a ponte poderia ceder, Siqueira declarou que as informaçóes que recebeu dos técnicos do departamento dizem justamente ao contrário.

"A ponte estava em boas condições." Siqueira afirmou que as obras de recuperação serão iniciadas imediatamente. "Estamos decretando situação de emergência para que o trânsito na BR-116 seja restaurado o mais rápido possível." Ele informou que não existe outra alternativa para melhorar a fluidez do tráfego no local, senão a utilização da outra ponte como pista dupla.