Título: Para presidente da Abit, governo barra exportações
Autor: Paula Puliti
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/01/2005, Economia, p. B4

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Josué Gomes da Silva, disse ontem que a política monetária praticada no Brasil difere absolutamente da dos principais concorrentes do País no mercado internacional. E citou o que seriam palavras do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, para explicar as dificuldades enfrentadas pelo setor empresarial nas áreas de câmbio, juros e carga tributária: "Algumas autoridades criam uma barreira na frente do gol". Mas excluiu Furlan e o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, desse grupo de autoridades que dificultaria as exportações. Filho do vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, o empresário afirmou que, se persistirem as atuais condições atuais de câmbio valorizado e juros altos, o setor têxtil terá de se esforçar muito para repetir o volume de exportações de 2004, que foi de US$ 2,08 bilhões. No ano passado, as vendas externas de têxteis e confecções cresceram 26% ante 2003, mas a projeção mais otimista para este ano é de incremento de 6%, segundo o presidente da Abit.

Gomes da Silva defendeu a desvalorização do real e lembrou que, na China, principal exportador têxtil, o câmbio está valorizado há quase duas décadas. Ainda assim, ele se disse otimista quanto à melhora do ambiente econômico para as exportações, pois acredita na "lucidez das autoridades monetárias, que têm sido alertadas pelos ministros Furlan e Rodrigues sobre o impacto da política monetária sobre o setor privado".

Segundo ele, a indústria têxtil e de moda brasileira é altamente competitiva, mas, sem tratamento isonômico em relação aos concorrentes globais, terá dificuldades de ampliar sua participação no mercado externo.

O empresário recebeu ontem, na sala da Abit, na São Paulo Fashion Week, o presidente da Apex, Juan Quirós, para anunciar medidas de promoção de produtos brasileiros no exterior.