Título: No Rio, o terceiro apagão em 19 dias
Autor: Kelly Lima
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/01/2005, Economia, p. B6

Um novo apagão atingiu o norte fluminense entre quarta e quinta-feira. Os municípios de Cardoso Moreira, São Francisco do Itabapoana e parte de Campos, no Estado do Rio, ficaram por mais de 11 horas sem energia elétrica, entre 18h16 de quarta e 5h43 de ontem. Segundo a Ampla, distribuidora que abastece a região, o blecaute foi causado por danos em um pára-raios da subestação da termoelétrica de Campos, que pertence a Furnas. Em nota, a Ampla informou que a causa da interrupção "foi alheia à sua responsabilidade". Segundo a distribuidora, 60 mil habitantes foram atingidos pelo apagão e uma solicitação formal foi encaminhada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para apuração da ocorrência.

No dia 1.º, um blecaute atingiu todo o Estado do Rio e parte do Espírito Santo. Na ocasião, a assessoria de Furnas Centrais Elétricas informou que o problema foi provocado por uma pequena falha no sistema de transmissão na estação de Cachoeira Paulista.

Dias depois, a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, afastou a possibilidade de nova ocorrência, alegando que havia sido um caso isolado. Mas, no dia 7, parte dos Estados do Rio e Espírito Santo sofreu novo blecaute. Segundo informação da Aneel, foram desligadas seis linhas de transmissão de energia, deixando sem luz os municípios de Macaé e Campos, no Rio, e Vitória e Cachoeira do Itapemirim, no Espírito Santo.

O secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Estado do Rio, Wagner Victer, garantiu que pedirá a apuração da Aneel de maneira mais contundente. Segundo ele, as linhas de transmissão para o Estado estão sobrecarregadas, o que deixa a região vulnerável a novos blecautes.