Título: Violência, preocupação dos pais de estudantes
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/01/2005, Vida &, p. A13

Violência e falta de qualidade, dois problemas já conhecidos, são as maiores dificuldades que pais de estudantes de escolas públicas de ensino fundamental vêem na educação dos filhos. Uma pesquisa qualitativa, feita pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas em Educação (Inep) com dez grupos de discussão, mostrou que pais e mães temem os casos de violência nas escolas e questionam os métodos de ensino. Por outro lado, elogiam o fato de existir vagas nessas escolas para os filhos e que elas sejam, normalmente, perto de casa. A pesquisa foi realizada em cinco capitais - Belém, Recife, Brasília, Rio e Curitiba - e servirá de base para outra, quantitativa e muito mais abrangente, que o Inep está começando agora.

As afirmações feitas pelos cem pais participantes dos grupos de discussão serviram para o instituto organizar novo questionário, este objetivo, que será enviado a 10 mil pais em todo o País, incluindo em cidades do interior. Mas o presidente do Inep, Eliezer Pacheco, acredita que as conclusões serão na mesma linha. "A percepção dos pais é correta, de que há a necessidade de uma melhora na escola pública", disse.

Ser pública e gratuita é o maior ponto positivo apontado pelos pais. Segue-se a idéia de que existem vagas, a matrícula é simples e o acesso, fácil. A merenda escolar e a distribuição dos livros didáticos também são elogiados. Do outro lado, a escola é vista pelos pais como um local inseguro, onde os filhos correm riscos e onde falta disciplina.

A pesquisa também mostra que a família não entende os novos métodos de ensino e avaliação que estão sendo usados nas escolas e não gosta deles. Os ciclos e a tendência à aprovação automática e à avaliação continuada - em vez de provas, a avaliação é feita por meio de trabalhos e da participação em aula - são vistos como algo que não funciona.

Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, afirma que os pais mostram desconhecimento dos novos métodos, o que pode ocorrer por terem pouca participação na escola - um dos pontos que aparece na pesquisa - ou por ser um reflexo do tipo de educação que tiveram. Mas ressalva: "Talvez, e isso é o mais provável, o que os pais estejam querendo dizer é que seu filho não está aprendendo."

Araújo afirma que essa percepção é um reflexo do fato de que "nunca houve uma política de qualidade para educação no Brasil". Diz que agora o governo do PT vai começar a fazê-la. "A escola pública foi devastada por uma década de neoliberalismo", criticou, referindo-se ao mandato de Fernando Henrique Cardoso.